top of page
Foto do escritorJarbas Vieira

Maracajá inicia vacinação em idosos de 70 a 75 anos e faz avaliações da pandemia


A Administração de Maracajá, por meio do Departamento Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira, dia 23/03, a vacinação contra COVID-19 em idosos de 70 a 75 anos. A estimativa é vacinar 345 pessoas nesta faixa etária.


A vacinação segue até quinta-feira, dia 25, podendo ser realizado o agendamento pelos telefones (48) 3523-1354 ou 98817-0740 (WhatsApp). "Solicitamos o agendamento prévio para nos prepararmos para a imunização. Além disso, evitamos aglomerações, já que a pessoa vai no horário indicado", explica a diretora de Saúde, Michele Constantino Gonçalves.


A vacinação está acontecendo somente no Centro Municipal de Atendimento à Saúde (Cemasas), sempre após às 16h. Para as pessoas acamadas, que estão cadastradas no Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), a imunização será em domicílio, contudo não tem data e nem horário específico para a visita do profissional da saúde.


Doses Recebidas


Maracajá recebeu até o momento 768 doses, sendo aplicadas 498 doses. A diretora de Saúde, salienta que as doses são aplicadas conforme determina o Ministério da Saúde, que especifica o público.


Mais óbitos


Maracajá registrou nesta terça-feira, dia 23, dois óbitos, chegando ao 12º óbito pelo Coronavírus. Uma mulher de 26 anos, que residia na Vila Beatriz, e um idoso, de 73 anos, acamado, que morava na localidade de São Cristóvão. Ambos com comorbidades.


Casos Ativos


A diretora de Saúde faz um apelo para que a população siga com os cuidados, pois o número de casos ativos no município estão aumentando. "Nosso último boletim registra 28 casos ativos, seis moradores de Maracajá hospitalizados em estado grave e registramos ainda duas perdas", relatou. Michele comentou ainda que a jovem que veio a óbito tinha ido até o Cemasas, onde iniciou o tratamento, porém devido a evolução rápida do vírus, acabou sendo hospitalizada, mas acabou não respondendo aos medicamentos, vindo a óbito nesta terça.


Alerta


A morte da jovem e do idoso, faz um alerta para as pessoas seguirem com os protocolos de prevenção. "Pessoas próximas estão morrendo, jovens estão morrendo, precisamos que as pessoas entendam que o vírus não está mais atingindo somente idosos, ele está mais potente contaminando até crianças. Por isso, fica nosso clamor para que a população não faça aglomerações, procurem sair de casa somente quando necessário, ir apenas uma pessoa da família ao supermercado, usar máscara e sempre estar higienizando as mãos, já que ela é umas das principais condutoras do vírus", finaliza Michele Constantino Gonçalves.


Multa


Entrou em vigor nesta terça, dia 23, a multa de R $500,00 para quem não usar máscara em local público ou de uso público. A determinação é do governo de Santa Catarina e tem como objetivo frear o contágio da Covid-19.


Além dessa medida, também está a suspensão de algumas atividades e escalonamento de horário para o funcionamento do comércio e outros serviços não essenciais. Em Maracajá, o comércio está trabalhando das 10h às 20h, com limite de ocupação de 25%.

Sombrio saneamento.png
Logo - Sicoob Credija colorida.png
Perkins.jpeg
Eskimo2.gif
Câmara.jpg
bottom of page