top of page

Lideranças do Extremo Sul avançam debate sobre federalização da SC-285

  • Foto do escritor: Jarbas Vieira
    Jarbas Vieira
  • 1 de jun.
  • 2 min de leitura

Lideranças municipais do Extremo Sul Catarinense estiveram reunidas com o superintendente do DNIT em Santa Catarina, Amauri Sousa Lima na manhã desta sexta-feira (29), em audiência pública organizada por Turvo para tratar da federalização da SC-285, no trecho de 33,3 quilômetros que liga Timbé do Sul a Araranguá, passando pelos municípios de Turvo e Ermo. Participou também a deputada federal Ana Paula Lima (PT).


A rodovia estadual passou a receber um fluxo ainda maior de veículos após a conclusão das obras de pavimentação da Serra da Rocinha, entregues em abril pelo Governo Federal. O aumento do tráfego intensificou a necessidade de avanços no processo de federalização, pauta debatida há anos entre os municípios da região e o Ministério dos Transportes.


Participaram da reunião o prefeito anfitrião de Turvo, Heriberto Afonso Schmidt (MDB), o prefeito de Timbé do Sul, Vilmar Maffioletti (PP), o prefeito de Araranguá, César Cesa (MDB), e o prefeito de São João do Sul e presidente da AMESC, Alex Bianchin (PP). Vereadores dos quatro municípios que integram o traçado da rodovia também acompanharam o encontro.


Durante a reunião, as lideranças reforçaram o comprometimento conjunto em busca da federalização da SC-285, destacando a importância da união política e institucional para garantir avanços no processo. Entre as principais preocupações apresentadas estão os impactos do aumento do fluxo de veículos pesados nas áreas urbanas dos municípios, especialmente em trechos próximos a escolas, unidades de saúde e locais com intenso trânsito de máquinas agrícolas.


Os prefeitos também defenderam que a federalização venha acompanhada da construção de contornos urbanos, garantindo mais segurança para motoristas, pedestres e moradores das cidades cortadas pela rodovia.


Como encaminhamento, o prefeito Heriberto agendará uma audiência no governo do estado, para que junto aos prefeitos da área da 285, possam dar andamento na federalização do trecho. O objetivo é avançar nas definições técnicas do novo traçado e destravar o processo de transferência da SC-285 ao Governo Federal.

 
 
Sombrio saneamento.png
Logo - Sicoob Credija colorida.png
WhatsApp Image 2026-06-12 at 16.46.48.jpeg
Logo Contato Parques.png
WhatsApp Image 2026-06-16 at 15.38.08.jpeg
LOGO JV 2024.png
LOGOS.png
Jarbas Vieira 2016 - Todos os direitos reservados - Sombrio (Santa Catarina)
Administrado por J Vieira Comunicação LTDA

Contato: (48) 99966-5326 / e-mail: jarbasjornalista@gmail.com

 
bottom of page