Kits de alimentação são preparados para atender alunos de Gaivota
- Jarbas Vieira
- 14 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

Um mutirão para preparar kits de alimentos aos alunos da rede municipal de ensino de Balneário Gaivota foi organizado pela secretária de Educação, Thaís Valandro Martins Borges. Desde o início da semana, o saguão da Prefeitura Municipal foi isolado para receber as toneladas de alimentos para formar os kits. A primeira-dama Inês, o secretário de Cultura, João Jacques e servidores da secretaria de Educação e área administrativa, se uniram para montar os kits para que a entrega seja feita a partir desta quinta-feira, 15 de julho.
Além dos alunos da educação infantil e ensino fundamental, terão direito a receber os alimentos os alunos do EJA. “São itens de acordo com a merenda escolar, conforme as necessidades dos alunos, que estão em aulas remotas e presenciais e com orientação da nossa nutricionista, como frutas, verduras, legumes, proteínas, carboidratos (macarrão, biscoitos, farinha de trigo e milho), ovos, frango, leite. A gente sempre coloca porções a mais para não fracionar esses alimentos tão indispensáveis para os alunos”, frisa a secretária de Educação.
Segundo Thaís, foram enviados mais de 1000 formulários para que os pais dos alunos respondessem, destes 550 responderam e outros abriram mão dos alimentos para outras famílias. A entrega de kits de alimentos para os alunos da rede municipal de ensino está amparada na Lei nº 13.987/2020, que autoriza, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos ou a serem adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica.
Ou seja, visa tanto a distribuição do que já existe em estoque quanto do que vier a ser adquirido, enquanto durar o período de suspensão de aulas em virtude do estado de emergência.