Após o insucesso, desistir é o caminho comum para os que tentam chegar ao Poder Legislativo de um município. Em Sombrio, a eleição deste ano trouxe dois exemplos de perseverança, que devem motivar outros candidatos, não eleitos, a tentarem a conquista no futuro. Tratam-se de Joelmo Silveira (MDB) e Donisete Gubert (PSD) que após passagens como suplentes assumirão em definitivo a partir de 2025.
Para o emedebista, o resultado positivo veio apenas na quarta tentativa. "O sucesso veio com mais apoio, mais conhecimento, mais gente trabalhando na campanha. Quem votou, continuou votando e também pediu voto. As pessoas viram que nossa candidatura era merecedora de um dia chegar lá", comenta Joelmo agradecendo os 674 votos recebidos que lhe deram a segunda maior votação no MDB.
Já Donisete conseguiu o feito na terceira eleição disputada. Ele comenta que chegou a pensar em desistir, mas que foi motivado por lideranças do partido a continuar tentando. "Esse apoio foi fundamental, bem como das pessoas do nosso grupo de trabalho. A experiência dos outros pleitos foi importante. Projetamos que com 350 votos poderíamos conquistar esta vaga e fizemos 344, confirmando nosso planejamento. Estou muito feliz e motivado para trabalhar nesses quatro anos em favor do Município", avalia.
Os exemplos de Joelmo e Donisete certamente motivarão outros candidatos, que ficaram no caminho, a tentarem novamente em 2028.