Parte do grupo dos municípios cujo território está integrado aos parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, Jacinto Machado vincula grande parte de seus atrativos turísticos à beleza natural, com suas montanhas, cânions, Mata Atlântica preservada e cachoeiras. De olho num promissor futuro próximo no que diz respeito ao desenvolvimento turístico, a Administração municipal busca um estreitamento de laços ainda maior com administradores dos parques e recebeu na última sexta-feira, 11 de junho, a representante do ICMBio na região, Pâmella Nogueira, para um encontro oficial e visita ao interior do município.
Participaram do encontro, além do prefeito João Batista Mezzari, e da chefe dos parques, o vereador e futuro secretário municipal de Turismo, Luan Antonelli Bristoti, o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo, guia e policial militar Marcelo Pícolo, Joares Recco Furlanetto e Bruna Teresa Silva Pereira, presidente e vice da Associação de Condutores Tigre Preto. “Cheguei há pouco à região e essa aproximação com os municípios é muito importante, para que possamos promover um desenvolvimento integrado entre a região e os parques”, informou Pâmella, que visitou Jacinto Machado pela primeira vez.
Desafios administrativos
Dentre os desafios administrativos da nova chefa está a regularização fundiária de algumas propriedades que estão no território dos parques. De acordo com Pâmella, a conclusão deste processo é imprescindível para a continuidade de muitas das atividades.
Acordos de cooperação com agricultores proprietários de terras, autorizações para condutores de trilhas, oficinas sobre gestão de segurança são também alguns pontos da lista de ações previstas pelo ICMBio, juntamente com a empresa concessionária que passará à administrar os parques. “Há muito a ser feito, mas acredito que essa região com incríveis belezas naturais tem muito a evoluir e estamos com grandes expectativas. E ver a disponibilidade de todos em fazer parte e ajudar nessa evolução é algo que nos alegra”, declarou.
Cooperação município x parques
Com terras particulares ainda dentro da área dos parques sendo cultivadas, um dos temas debatidos na reunião foi a necessidade de manutenção de estradas de acesso, possibilitando que agricultores possam trabalhar em suas propriedades. Assim, um acordo de cooperação entre a administração municipal e o ICMBio deve regularizar este trabalho de manutenção. “Nos deparamos frequentemente com pedidos para arrumar estes acessos, que estão dentro dos parques nacionais e, por isso, não podem ser feitos sem a devida autorização”, explica o prefeito Gaiola. “Essa cooperação e parceria deve nos permitir dar a devida atenção a nossos cidadãos que precisam entrar em suas lavouras para trabalhar e transportar seus produtos.”
Turismo
Previsto para assumir a coordenação da secretaria de Turismo nas próximas semanas, vereador Luan Antonelli apresentou à chefe dos parques sua intenção de organizar e investir no desenvolvimento turístico no município, focado principalmente nos atrativos naturais vinculados às unidades de conservação. “É praticamente impensável o desenvolvimento do nosso turismo sem contar com a parceria da administração dos parques. E por isso essa integração é muito relevante no nosso trabalho e planejamento”, explanou o futuro secretário.
Luan Antonelli, assim como os representantes do Comtur e associação de condutores, acompanhou a chefe do ICMBio e dois voluntários até o início da trilha do Tigre Preto, um dos principais atrativos turísticos de Jacinto Machado. “É uma região belíssima e com um potencial turístico e natural grandioso. Tenho certeza que, juntos, faremos um excelente trabalho de desenvolvimento regional”, salientou Pâmella.
Comentários