Especialistas em diferentes áreas dos Geoparques de toda a América Latina e Caribe estarão no extremo-sul de Santa Catarina para participar de um dos mais importantes encontros do setor. São representantes de vários países como Uruguai, México, Peru, Equador, Nicarágua que vêm em busca de compartilhar conhecimentos, boas práticas e fortalecer a atuação em rede na 7ª Conferência de Geoparques da América Latina e do Caribe.
O evento que será sediado pelo Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, será realizado de 6 a 9 de novembro de 2024, e tem como objetivo promover a preservação do patrimônio natural, cultural e geológico da região, além de fomentar o desenvolvimento sustentável e o turismo responsável.
Na tarde desta quarta-feira, 22 de maio, o gabinete do deputado Tiago Zilli recebeu através do seu chefe de gabinete, Edson Pisca, o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, Gislael Floriano e a Coordenadora de Desenvolvimento Econômico do Consórcio, Edinéia Pallu, que estiveram reunidos com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), Mauro De Nadal, em busca de parceria para a realização da Conferência, um evento chancelado pela Unesco Global Geopark.
A reunião com o presidente destacou a importância da parceria com a ALESC para a realização bem-sucedida da conferência, que reunirá representantes de diversos países em um espaço de troca de conhecimento, debate e colaboração para a preservação dos geoparques da América Latina e do Caribe. O fortalecimento do Geoparque Cânions do Sul é uma das bandeiras do deputado Tiago Zilli que colocou seu gabinete à disposição para auxiliar no pleito. “É uma grande oportunidade de mostrar nosso potencial turístico, evidenciar nossas belezas e investir em turismo sustentável. Além disso, será um momento muito importante para a nossa região, quando receberemos convidados de outros países para uma experiência inesquecível de integração com as pessoas, com a cultura e com a natureza exuberante do território” pontuou Edson Pisca, que acompanhou a comitiva na reunião.
A busca por parcerias estratégicas evidencia o comprometimento do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul em promover iniciativas que contribuam para a preservação e valorização do patrimônio natural da região, além de estimular o desenvolvimento econômico e social por meio do turismo responsável e sustentável.