top of page
20336D_BANNER_758-x-187px_menina.gif
  • Foto do escritorJarbas Vieira

“Foi presente de Deus”, diz casal coordenador da Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens



A tradição, fé e devoção a Nossa Senhora Mãe dos Homens está enraizada na história e cultura local e tem um significado muito especial para os araranguaenses de nascimento ou de coração. O amor e carinho pela Santa Padroeira ultrapassa gerações e mantém acesa a chama da fé e da esperança no coração de cada devoto.


Neste ano mais de 600 pessoas estão envolvidas diretamente na organização do evento participando das atividades que integram a extensa programação. Um trabalho que iniciou em agosto do ano passado e que vem sendo desempenhado com muito comprometimento e dedicação. Somente na função de festeiros a edição de 2022 agrega mais de 20 casais em uma equipe composta por mais de 55 pessoas de diferentes comunidades araranguaenses.


O casal Tiago Zilli e Luciane de Melo Zilli coordena o grupo que se doa voluntariamente para a tradicional festa de 04 de maio. O evento que tem como seu ponto máximo, a romaria e procissão mobiliza a comunidade em torno de inúmeras outras atividades. São caravanas, procissões, missas, tríduos, movimentando famílias inteiras que se envolvem nos preparativos.


Segundo Tiago e Luci, o convite para participar como casal-coordenador foi realizado pela amiga Amanda Coral que era festeira em 2021 e fez a indicação conforme reza a tradição. Eles contam sua relação com Nossa Senhora e sua história particular de fé à Mãe dos Homens. "É um presente. Na realidade, a gente encara isso de duas formas: o primeiro é que é uma dádiva, é uma satisfação poder servir à igreja e Nossa Senhora e a segunda é a missão de ser responsável por uma festa desta grandiosidade. A fé em Deus é uma benção que deve ser cultivada todos os dias para que tenhamos sempre ânimo e vitórias na vida. A nossa fé na Mãe dos Homens é algo que aprendemos desde cedo e que transmitimos aos nossos filhos” conta o casal.


Tiago Zilli relembra que há quase 30 anos no coração de Araranguá, a história das Lojas Adelino se entrelaça com história da festa e da Cidade. São quase três décadas apoiando e incentivando o evento religioso que se tornou o maior do Sul de Santa Catarina e este ano celebra 174 anos de evangelização e 150 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens a Araranguá. “Nossa relação com Araranguá vem de muitos anos, pois a Lojas Adelino já está há quase 30 no coração da Cidade, além de termos muitos amigos e de estarmos sempre participando da sociedade araranguaense. Queremos aproveitar para agradecer o incentivo de muitos patrocinadores e apoiadores de toda a região”.


O casal conta que recebeu o convite em maio de 2021 e já em agosto iniciou participando das reuniões todas as terças-feiras, sendo que este ano os eventos se intensificaram bastante, com as missas, as caravanas nas comunidades, passeio fluvial, passeio ciclístico e agora as Talhas de Caná. “Todos os anos participamos da festa, mas desta vez tivemos a experiência de testemunhar muitos relatos de pessoas que receberam bençãos, de fieis que tem uma devoção muito grande” contou Luciane. “A Nossa Senhora Mãe dos Homens é muito poderosa, ela é uma benção para todo Vale do Araranguá” confessou emocionado Tiago.


O casal conta ainda que que construiu novas relações de amizade e que a experiência está sendo incrível. Junto com eles está o casal vice coordenador André Scarabeloti Brullinger e Juliana F. Motta Brullinger. “Fizemos uma amizade muito grande com os Padres Maxssuél, Padre Marcos, Padre Bento e Padre Richarlyson, toda a coordenação da Igreja e também com os festeiros e noveneiros. A gente se envolve tanto que já está sentido saudade mesmo antes de terminar. Todo esse envolvimento tem como objetivo prestar uma grande homenagem a Nossa Senhora Mãe dos Homens e um pedido de mãe a gente faz com muito amor. Temos apenas uma palavra pra dizer: gratidão”, finalizou.

Comments


Sombrio saneamento.png
Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
Dzam.jpg
João Toys.jpg
1103x274_Ceprag (1).png
bottom of page