Festa do Peixe consolida Arroio como destino de cultura, lazer e tradição
- Jarbas Vieira

- 7 de jul.
- 2 min de leitura

A 32ª edição da tradicional Festa do Peixe encerrou neste domingo (06) em Balneário Arroio do Silva, após quatro dias de intensa programação e grande participação do público. O evento realizado de 03 a 06 de julho, reuniu milhares de visitantes, moradores e turistas, movimentando a cidade e consolidando-se como um dos maiores eventos da região. A festa recebeu um grande público de quinta a domingo, o que refletiu no grande sucesso. “É gratificante ver a cidade cheia e unida em torno de um evento que representa tanto para a população do Arroio. A Festa do Peixe cresce a cada ano, graças ao envolvimento de todos e da presença do público. Muito obrigado a todos que prestigiaram”, destacou o prefeito Evandro Scaini.
A programação foi marcada por uma combinação de cultura, gastronomia, esporte e entretenimento. Entre os destaques da festa estiveram os grandes shows como do grupo Garotos de Ouro; da dupla Althaír & Alexandre; da Camerata Florianópolis que trouxe um espetáculo de POP; e o encerramento da festa com o grupo Samba 90 Graus, que atraiu um grande público com um repertório recheado de clássicos do samba e pagode dos anos 90. Além disso, artistas locais e regionais também subiram ao palco e movimentaram a praça de alimentação, valorizando os talentos da terra.
Na área gastronômica, os pratos e as variadas delícias a base de frutos do mar atraíram os visitantes. Na Praça de Alimentação o movimento foi constante e os comerciantes dos dez espaços, entre petiscarias e restaurantes, se surpreenderam com as vendas que foram intensas nos quatro dias de evento.

A Feira do Mel, do Artesanato e dos Produtos da Terra foram atrativos - ao todo, a feira contou com 62 expositores. A Feira de Negócios também foi uma grande vitrine e networking para 25 empresas que marcaram presença na festa. “A procura pela feira foi muito grande nesse ano, especialmente por empresas locais, o que demonstra que a festa é um espaço importante para expor produtos e serviços, além de gerar novos negócios. A feira do mel, do artesanato e de produtos da terra também foi um sucesso e o movimento surpreendeu”, conta a secretária de turismo Itaionara Recco.
Neste ano a estrutura foi ampliada para receber melhor expositores e visitantes. Além disso, um dos diferenciais na estrutura foi a Exposição de Super Máquinas Auto Fácil que levou para a entrada da festa automóveis de modelos esportivos, clássicos e tunados que encantaram apaixonados por automobilismo. Além disso, eventos esportivos como o amistoso dos Manezinhos da Ilha, torneio de vôlei e futsal completaram a programação.
O evento reuniu milhares de pessoas durante os quatro dias e atraiu, inclusive, grupos de amigos. Telma Silva, de Campinas/SP, veio pela primeira vez no município e curtiu muito a cidade e o evento. “Estou vindo pela primeira vez e achei que fosse uma festinha, mas vi que é um festão do peixe. Muito bom. Voltaremos mais vezes com certeza”, registrou.
A 32ª Festa do Peixe é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, com o patrocínio de Ocean View Residence e com o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, do Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura, da Fundação Catarinense de Cultura e da Unesc.























