Apesar de a próxima eleição ser a municipal, em 2024, os arranjos para 2026 também estão em curso. Nesse sentido, há um projeto ousado em andamento que pode impactar as próximas eleições. Trata-se da vinda do prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini (Rep) para o PP. O objetivo seria não só disputar o próximo pleito municipal, como também, torná-lo candidato do partido a deputado estadual daqui há três anos, ocupando o espaço de Zé Milton que almeja uma vaga na Câmara dos Deputados.
No sábado, durante o casamento da filha de Zé Milton, Scaini estava entre os seletos convidados, com os demais prefeitos do partido, pousando para a foto com o governador. Vale lembrar que o prefeito trabalhou abertamente no município para o deputado em 2022, dando ali o início deste projeto.
Em 2018, Scaini fez sua primeira tentativa de chegar a Alesc pelo PSD, mas a disputa com Júlio Garcia, a concorrência regional com Zé Milton (PP) e Rodrigo Turatti (PSL) e a pouca capilaridade do PSD do Vale prejudicaram seu projeto. Mesmo assim, bateu na casa dos 16 mil votos. A projeção é de que a soma desse capital eleitoral com a força do PP na Amesc viabilizem sua candidatura. Para Zé Milton a parceira também seria vantajosa, já que uma candidatura forte reforçaria sua próxima campanha onde serão necessários mais de 100 mil votos.
Por enquanto, Scani diz que não trata do assunto mudança de partido. Entretanto os sinais de que sua ida para o PP é apenas uma questão de tempo são bastante latentes. Neste cenário, em caso de reeleição em 2024, caberia ao vice a conclusão do mandato.