foto_site_menor_cópia.gif
Política e informações da região com credibilidade
  • Jarbas Vieira

Estado quer retomar as cirurgias eletivas



A retomada das cirurgias eletivas, a preocupação com a falta de insumos do chamado “Kit intubação” e a reformulação da Política Hospitalar Catarinense foram os temas abordados na primeira reunião do secretário de Estado da Saúde - SES, André Motta Ribeiro, líder do Governo, José Milton Scheffer, presidente da FEHOSC, Irmã Neusa, da AHESC, Altamiro Bittencourt, e diretores dos Hospitais de Jaraguá do Sul, Joaçaba, Biguaçu e São José de Criciúma.


No encontro ficou definido que o grupo de trabalho formado entre técnicos da SES e dos Hospitais Filantrópicos irá debater as propostas para assegurar que a Política Hospitalar Catarinense atenda todos as instituições de Saúde. “Queremos aprimorar com vocês a política hospitalar para chegarmos a uma equação técnica que atenda às necessidades dos Hospitais”, frisou André.


Para os presidentes da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, deputado Zé Milton, e da FEHOSC, Irmã Neusa, a Política Hospitalar foi um avanço, mas é necessário à sua adequação para que os pequenos hospitais, clínicas de hemodiálise e hospitais municipais sejam beneficiados pelo programa.


Cirurgias eletivas


De acordo com o secretário está sendo elaborada uma resolução que irá considerar o caráter dinâmico do comportamento geográfico da disseminação da Covid-19 para a retomada das cirurgias eletivas, que hoje tem uma fila de 95.142, sendo as mais comuns cirurgias gerais seguidas pelas ortopédicas.


André informou que as unidades hospitalares deverão seguir alguns critérios técnicos para retomada das cirurgias eletivas. Como número apropriado de leitos hospitalares disponíveis, considerando leitos de unidades de terapia intensiva (UTI), leitos regulares e de retaguarda, insumos necessários para a execução de cada procedimento e equipe treinada para tratar todos os pacientes, relacionados ou não à doença Covid-19, dentre outras medidas.

job 6891 BANNER 275X298
job 6891 BANNER 275X298

Construshop_cópia
Construshop_cópia

job 6891 BANNER 275X298
job 6891 BANNER 275X298

1/2
Anuncio Mark
Anuncio Mark

Sombrio saneamento
Sombrio saneamento

Anuncio Mark
Anuncio Mark

1/2
dieli novo
dieli novo

dieli novo
dieli novo

1/1