Escola Jovem de Sombrio avança para reforma, após articulação de Zé Milton
- Jarbas Vieira

- há 4 horas
- 2 min de leitura

Quem passa diariamente pelos corredores da Escola Macário Borba – a Escola Jovem, em Sombrio, conhece de perto os desafios de uma estrutura que já não acompanha o tamanho dos sonhos de quem estuda e trabalha ali. Essa realidade, levada inúmeras vezes ao Governo do Estado pelo deputado Zé Milton ao longo dos últimos anos, começa a mudar com a realização da licitação para a reforma da Escola, nessa quinta-feira (22).
A vencedora foi a ESE Construções Ltda, com proposta de R$ 5,796 milhões. O valor representa uma economia de R$ 1,3 milhão em relação ao orçamento de referência do Estado, o que corresponde a 18,4% de redução.
Com a definição da empresa, inicia-se agora o prazo legal de 60 dias para recursos administrativos por parte das demais concorrentes. Concluída essa etapa, o Estado poderá emitir a ordem de serviço e dar início às obras.
Ao receber a informação o diretor da Escola Jovem, Alexandre Cristóvão Martins, destacou que a reforma é aguardada há muito tempo pela comunidade escolar.
“Essa escola acolhe centenas de estudantes todos os dias. São histórias, sonhos e futuros sendo construídos aqui. A reforma vai muito além da estrutura física: ela representa mais segurança, mais conforto e melhores condições de aprendizagem para nossos alunos e também para professores e colaboradores, Fica o nosso agradecimento ao deputado Zé Milton e ao Governo por atender essa reivindicação”, afirmou.
As intervenções previstas incluem reforma das salas de aula, melhorias em acessibilidade, modernização dos espaços pedagógicos, construção de um novo auditório e adequações gerais na infraestrutura, preparando a escola para atender melhor as demandas atuais e futuras.
O deputado Zé Milton, que acompanhou cada etapa do processo, relembra que o avanço agora oficializado é resultado de diálogo e insistência. “Essa é uma luta antiga da comunidade de Sombrio. Fizemos várias cobranças, acompanhamos o andamento técnico e mantivemos o tema como prioridade. Ver a licitação concluída é um passo importante, mas seguimos atentos até que a obra esteja pronta e entregue”, destacou.
Em setembro, o parlamentar esteve reunido com a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, quando reforçou a urgência da reforma. Na ocasião, a secretária confirmou que o estudo técnico já havia sido concluído, revisado e encaminhado à Secretaria de Infraestrutura — caminho que agora se consolida com a licitação. “Quero agradecer ao governador Jorginho Mello e à secretária Luciane Ceretta pela sensibilidade com essa demanda. Investir na escola é investir nas pessoas, no presente dos nossos jovens e no futuro da nossa região”, completou.























