Após a constatação de buraco em um dos seus pilares, a restauração da ponte na SC 285, na principal ligação entre Ermo e Turvo saiu do papel. A empresa Exame Tecnologia do Estado do Paraná, já está com sua equipe especializada trabalhando na restauração da ponte. “Não é só pintura, maquiagem não, estamos recuperando essa ponte, que é antiga, tem problemas estruturais, precisa de um tratamento para suportar o tráfego que virá com a abertura da Serra da Rocinha”, diz o mestre de obras da empresa, João Carlos Barbosa.
Ele acredita que quatro meses será pouco tempo para deixar a ponte recuperada e por isso pede muita calma aos motoristas que trafegam no trecho para que diminuam a velocidade, principalmente de caminhões, já que foram instalados andaimes embaixo da estrutura para que a equipe faça a limpeza e tratamento da ferragem, entre outras atividades. “A situação da ponte é delicada, projeto antigo, precisa de uma restauração, vamos cumprir a planilha do Governo do Estado, os 8 pilares estão danificados, longarinas, (alma da ponte ) precisam de um trabalho qualificado. Hoje são 5 pessoas trabalhando mas vai chegar em torno de 10 funcionários para dar conta”, frisa.
Segundo o mestre de obras da empresa Exame, dos 8 pilares, dois estão bastante danificados e um deles tem um furo (bicheira) que é um defeito de construção,(vão que ficou sem concretagem). A ponte passa por limpeza geral das guardas, retirada do reboco até encontrar a ferragem para realizar o tratamento de toda a ferragem. “Todos os 8 pilares serão encamisados, novas formas serão colocadas, desde a sapata, dentro da água e os pilares serão concretados, utilizando aço 12mm, estribos 6,3mm, o trabalho depende das condições do tempo e da colaboração do trânsito, que deve ser de 40 KM para que não haja vibração nos andaimes dos trabalhadores”, afirma João Carlos.
Outro problema que vai ser tratado é a falta de dilatação da ponte, que hoje trabalha concreto sobre concreto.