Política e informações da região com credibilidade
  • Jarbas Vieira

Equipamentos prometidos para dez novas UTI's chegam ao Hospital Regional de Araranguá



O Governo do Estado realizou mais uma operação para entrega de equipamentos que serão utilizados para ampliação do número de leitos de UTI em três municípios catarinenses: Araranguá, Lages e Chapecó.

Na ação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Defesa Civil e escolta da Polícia Militar, os equipamentos foram levados do centro de distribuição da SES, na Grande Florianópolis, às três regiões. Foram entregues mais 10 monitores multiparâmetros e 10 ventiladores pulmonares adquiridos da WEG ao Hospital Regional de Araranguá, unidade hospitalar da SES administrada pelo Instituto Maria Schmitt.

Outro lote com 10 respiradores pulmonares e 10 monitores foi levado ao Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages. A unidade está contratando profissionais para trabalhar em UTI e agora irá conseguir a ampliação de mais 10 leitos para atendimento à população serrana. A operação finaliza os trabalhos na cidade de Chapecó, com a entrega de 10 respiradores WEG e três monitores multiparâmetros, doados pelo Ministério da Saúde, ao Hospital Regional do Oeste.

O secretário de Estado da Saúde André, Motta Ribeiro, lembra que as UTIs não se configuram como a “última etapa” do combate à pandemia e acrescenta que as medidas de prevenção precisam ser reforçadas. “Estamos empenhados na criação dos leitos e no fornecimento de suporte à nossa rede hospitalar. Entretanto, na outra ponta temos o cidadão, que precisa ampliar seus cuidados, seguir as recomendações justamente para que não precisemos utilizar os leitos de UTI”, completou.

Com a operação desta terça-feira, a SES já contabiliza em dois dias a entrega de equipamentos para abertura de 50 novos leitos de UTI. Desde o início da pandemia, o Governo de Santa Catarina já criou 616 leitos para atender pacientes graves com coronavírus. Destes, foram habilitados pelo Ministério da Saúde (MS), até o momento, 570 leitos e 46 aguardam aprovação. O número representa quase o dobro da estrutura existente no estado antes da pandemia.

Além dos leitos de UTI, foram criados 30 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar, considerada uma estratégia complementar à oferta de ampliação de leitos. Esses aguardam habilitação no MS.

Jarbas Vieira 2016
Todos os direitos reservados
Comercial: (48) 3533-3192 / (48) 99966-5326