top of page

Em Praia Grande, ministério do Turismo discute regulamentação do balonismo!

  • Foto do escritor: Jarbas Vieira
    Jarbas Vieira
  • 9 de jun.
  • 2 min de leitura
ree

O município de Praia Grande recebeu, nesta sexta-feira (6), o lançamento do projeto “Turismo Sebrae + Praia Grande”, ocasião em que o Ministério do Turismo trouxe à pauta a proposta de regulamentação nacional do balonismo. O evento contou com a presença da Secretária Nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Leal Sampaio, que destacou a importância de uma normativa unificada para impulsionar o setor com segurança e organização.


Durante o encontro, realizado no município reconhecido como Capital Catarinense dos Cânions, Cristiane Sampaio defendeu a criação de regras específicas para a operação turística e comercial da atividade, complementando a atual regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que hoje se limita à segurança aérea. A proposta visa integrar esforços entre o Ministério do Turismo, a Anac e os municípios para fomentar o turismo de aventura com responsabilidade e atratividade para novos investimentos.


Para o prefeito de Praia Grande, Elizandro Machado, o Fanica (PP), o debate representa um passo importante para o desenvolvimento sustentável do turismo. “Praia Grande já se consolidou como referência em balonismo no Brasil. Com uma regulamentação adequada, poderemos garantir ainda mais segurança aos turistas e operadores, valorizando nossa vocação natural e atraindo investimentos qualificados para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.


O secretário Municipal de Turismo, Henrique Maciel, também destacou a relevância do diálogo entre as esferas de governo. “Estamos diante de uma grande oportunidade para estruturar o balonismo como uma atividade turística regular e segura. Essa regulamentação dará mais respaldo aos operadores e reforçará a imagem de Praia Grande como destino nacional de experiências ao ar livre”, ressaltou.


Também participaram do evento o Diretor de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas do Ministério do Turismo, Aldo Valentim; representantes da Anac e do Sebrae; além de autoridades locais e regionais envolvidas com o desenvolvimento turístico.


Entre as medidas sugeridas pelo Ministério do Turismo estão a criação de um cadastro específico de operadores de balonismo no Cadastur, o estabelecimento de critérios para voos em áreas urbanas, rurais e de preservação ambiental, além da inclusão definitiva do balonismo na Política Nacional de Turismo como segmento estratégico. Segundo o Plano Nacional de Turismo 2023-2027, o turismo de aventura já representa cerca de 20% da demanda dos visitantes internacionais no Brasil, consolidando a necessidade de ações coordenadas para fortalecer o setor.

 
 
Sombrio saneamento.png
Logo - Sicoob Credija colorida.png
Turvo - Compre Aqui SITE.jpg
Gaivota.jpeg
LOGO JV 2024.png
LOGOS.png
Jarbas Vieira 2016 - Todos os direitos reservados - Sombrio (Santa Catarina)
Administrado por J Vieira Comunicação LTDA

Contato: (48) 99966-5326 / e-mail: jarbasjornalista@gmail.com

 
bottom of page