Um tanto quanto estranha essa mudança na secretaria de Saúde de Balneário Gaivota, comandada até a última semana pela enfermeira Daiane Daboit. Segundo apurado pelo site, Daiane pediu para deixar a secretaria por não se adaptar as questões políticas, inerentes ao cargo. Por conta disso, foi para a área técnica como coordenadora de gestão. Por enquanto, o vice-prefeito Jonatã Coelho (sem partido), comandará a Pasta, já que é necessário alguém para gerir os recursos da secretaria, até que um novo secretário ou secretária seja nomeado.
Mudanças em cargos de confiança são rotineiras na gestão pública. Porém, elas devem ser organizadas. O momento, com alta demanda na procura pelos serviços de saúde, e a piora nos números da pandemia de Covid-19, não era o mais adequado. Talvez o melhor seria a profissional ter permanecido mais um pouco, ou, antecipado essa decisão para antes do veraneio. Não se sabe o que mais possa ter ocorrido para que uma medida tão óbvia não fosse tomada.
De qualquer forma, o vice Jonatã mostrou coragem em assumir o desafio. Se faltava bagagem política para a ex-secretária, o vice-prefeito dará conta desse recado com sobras. O problema será a falta de de conhecimento específico do setor, que exigirá um trabalho dobrado para ele.
Por conta disso, a tendência é que o prefeito Kekinha (PSDB) busque alguém que alie melhor as duas necessidades.
Commentaires