Educação de Maracajá discute novas ações no enfrentamento da COVID-19
- Jarbas Vieira
- 7 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

O Departamento de Educação e Cultura de Maracajá se reuniu na manhã desta quarta-feira, dia 07/07, no Centro de Convivência da Terceira Idade, com os integrantes do Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia da Covid 19 na Educação. O objetivo do encontro foi deliberar novas ações para evitar a contaminação do vírus nos ambientes escolares.
O presidente do Comitê e diretor de Educação, Daniel de Souza, o Chicão, alertou para o fato de que a população vem se descuidando dos regramentos sanitários em função da vacinação, no entanto é necessário reforçar que a vacinação não impede o contágio, nem a transmissão do vírus.
Diante disso, o Comitê decidiu reforçar a campanha de mídia de sensibilização quanto aos regramentos sanitários. "No segundo semestre letivo a Vigilância Sanitária juntamente com o Departamento de Educação realizará ações nas escolas, buscando orientar a comunidade escolar", disse.
Segundo Chicão, as comissões escolares também foram orientadas a se organizarem para intensificar os processos de comunicação dentro das escolas e CEI. "Um dos fatores problemáticos apontados na reunião se refere às dificuldades de notificação dos casos junto à comunidade escolar, pois muitas vezes as famílias infectadas não informam o fato a unidade de ensino, e assim as medidas de afastamento necessárias não são efetuadas", relatou Chicão.
Daniel salientou a necessidade de união de esforços para o enfrentamento da pandemia da melhor forma possível. "As equipes gestoras das escolas seguem realizando todos os protocolos de segurança, desde quando o aluno entra na escola, com aferição da temperatura, álcool para higienização das mãos e o distanciamento. Porém, os cuidados vão muito além da escola, iniciam em casa e as famílias precisam colaborar e nos manter informados em caso de contaminação, pois só assim vamos manter nossos alunos e funcionários da Educação em segurança", explicou.
Aulas Suspensas
O Departamento de Educação informa que as aulas foram suspensas na Escola Municipal 12 de Maio até sexta-feira, dia 09/07. "Devido a uma funcionária da equipe gestora ter testado positivo, o Comitê de Gerenciamento da Pandemia na Educação suspendeu as aulas. O local está passando por uma desinfecção para que na segunda os alunos retornem com segurança", finalizou Chicão.