top of page
AA_0026_24_BANNER_WEB_SOMBRIO_780x186px.gif
  • Foto do escritorJarbas Vieira

Departamento de Educação de Maracajá organiza Plano de Ações para o 2º semestre



Na última semana o Departamento de Educação e Cultura de Maracajá promoveu reuniões com os profissionais de educação de todas as unidades educacionais municipais. Os profissionais foram convidados a participar de encontros mediados por diálogos visando iniciar um processo de gestão mais democrática para a Rede Municipal de Ensino, valorizando a participação das comunidades escolares nas decisões do Departamento.


Os encontros tiveram como objetivo o levantamento de demandas pedagógicas, administrativas, estruturais e sociais para realização de um Plano de Ações elegendo prioridades para os investimentos com recursos próprios previstos no orçamento municipal e também oriundos de emendas parlamentares impositivas para o próximo semestre.


Segundo o diretor de Educação e Cultura, Daniel de Souza, mais conhecido por Chicão, atualmente, diferentes experiências e gestão democrática tem sido empreendidas em diversos municípios brasileiros e tem gerado resultados positivos com processos de participação coletiva na gestão escolar, apresentando melhorias na aprendizagem e qualidade da educação municipal.


O diretor salienta que a ação iniciada pelo Departamento de Educação está em acordo com a Meta 16 do Plano Municipal de Educação (Lei 1031 de 22/06/2015), que estabelece estratégias a serem cumpridas para “assegurar condições para a efetivação da gestão democrática da Educação, associada a critérios técnicos de mérito, desempenho e consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União”.


Para o diretor de Educação nada melhor do que a própria comunidade escolar participar, opinar, supervisionar, fiscalizar a política educacional pensada para o município. "O momento de escuta de quem está no dia-a-dia na sala de aula nas escolas é fundamental para que o Departamento possa buscar soluções para os problemas e limitações enfrentados e também para promover inovações", disse.


Esclarecimentos


Durante as reuniões a professora Odécia de Souza, que também atua na gestão educacional do Departamento de Educação, esclareceu as fontes de recursos disponíveis e as possibilidades de modalidades para investimentos. "Essas e outras ações que serão desenvolvidas de diálogo com as comunidades escolares buscam assegurar processos de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira nos estabelecimentos de ensino do município, construindo assim práticas coletivas de tomadas de decisões na educação", explicou.


O diretor de Educação, Chicão, agradeceu aos profissionais que participaram desta ação expressando seus sonhos, motivações, inquietações e sugestões em relação a Educação da Rede Pública Municipal.

Commentaires


Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
JM Pavimentação Site Jarbas.jpg
bottom of page