Câmara de Sombrio se mobiliza contra a dengue
- Jarbas Vieira
- há 20 horas
- 2 min de leitura

A Câmara de Vereadores de Sombrio receberá ação especial contra a dengue, nesta quarta-feira, quando a equipe responsável pelo setor na Secretaria Municipal de Saúde realizará borrifação residual intra domiciliar.
A borrifação residual intra domiciliar (BRI-Aedes) consiste na técnica de aplicação de inseticida de ação residual nos locais de repouso do Aedes. A utilização de BRI-Aedes é indicada para imóveis que por sua vez são locais com grande fluxo ou permanência de pessoas, tais como unidades básicas de saúde, rodoviárias, universidades e escolas, prédios públicos, além dos pontos estratégicos. O objetivo da BRI-Aedes é promover uma aplicação segura e adequada de inseticida com efeito residual nas superfícies internas onde os vetores possam pousar, visando eliminar os mosquitos adultos e, assim, diminuir o risco de transmissão nesses ambientes.
"Estamos trabalhando com a prevenção, nossa, dos servidores e dos cidadãos que frequentam a Câmara. Mas é importante que mais prédios e setores de grande fluxo participem também. Em 2024 Sombrio teve mais de 600 focos do mosquito Aedes Aegypti, e até julho deste ano foram mais de 500 focos, 31 casos suspeitos e três confirmados. Precisamos estar todos atentos e vigilantes, fazendo cada um sua parte", disse o presidente Jonas D'Ávila.
A ação será feita após o expediente e nada atrapalhará o funcionamento da Câmara também no dia seguinte, que segue normalmente.
A população tem papel fundamental nessa batalha contra o mosquito, pois se cada cidadão cuidar do seu pátio, da sua casa visando eliminar os criadouros de mosquito, quem ganha é a sociedade, ficando longe dessa ameaça que tem nos assombrado tanto. Hoje o município de Sombrio é considerado infestado pelo mosquito Aedes Aegypti, o que significa que já há a circulação do inseto no território.