Câmara de Sombrio aprova lanche para pacientes do TFD
- Jarbas Vieira

- 15 de jul.
- 2 min de leitura

Os vereadores de Sombrio aprovaram por unanimidade na sessão desta segunda-feira, dia 14, o projeto de Lei 022 de 2025, que trata da disponibilização de um kit lanche para pacientes do Sistema Único de Saúde - SUS -, que usam o transporte municipal para tratamento fora do domicílio.
O projeto é de autoria do vereador Joelmo Silveira (MDB), que é motorista do TFD e diariamente é testemunha de histórias de pessoas, sozinhas ou com filhos, pais ou avós, que viajam para seus tratamento sem nenhuma condição de comprar algo para comer no caminho.
“Já vi gente sair de manhã, passar o dia inteiro em tratamento ou com sua consulta já encerrada e esperando outros, sem nada para comer. Crianças pedindo algo para a mãe, reclamando que estão com fome e nada a disposição, nem um trocado que seja para comprar algo. Muitas vezes, eu mesmo comprei algo para ajudar”, relatou o vereador, que se emocionou em tribuna.
De acordo com o projeto, a Prefeitura vai enviar o kit lanche, com comida e bebida, de acordo com a distância e tempo que o paciente vai passar em sua viagem, consulta ou tratamento.
“Essa legislatura tem dado muito orgulho a todos nós, como vereadores, de dizer que na rua que fazemos parte dela. Seja para tentar solucionar questões do dia a dia do cidadão, seja para pensar em projetos futuros, ou para ações como esta, estamos todos encaminhando projetos e votando unidos para o bem do cidadão sombriense, com preocupações reais e nunca sem deixar de tentar a melhor maneira de agir”, comentou o vereador Rafinha Enfermeiro, presidente da Câmara.
Antes ainda da votação, o vereador Joelmo Silveira falou sobre a própria história que viveu, antes de ser motorista da saúde, como paciente TFD: “Não tenho vergonha de contar minha história. Em 1999, quando me acidentei, viajava com a minha mãe para consultas e tratamento e passávamos essa dificuldade. E sabemos que toda mãe deixa de comer, para dar de comer ao seu filho. Então esse projeto sempre foi um sonho e agradeço a todos os vereadores pelo apoio", concluiu Joelmo.























