Câmara aprova autorização para adesão ao Programa Estrada Boa Rural
- Jarbas Vieira

- 11 de nov.
- 2 min de leitura

A Câmara de Vereadores de Araranguá aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (10), o Projeto de Lei Ordinária nº 037/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Município a contratar operação de crédito junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), no valor de até R$ 8 milhões, para adesão ao Programa Estrada Boa Rural.
O programa, instituído pelo Governo do Estado de Santa Catarina, tem como objetivo viabilizar a pavimentação de estradas municipais em áreas rurais, promovendo melhores condições de mobilidade, segurança e escoamento da produção agrícola e agroindustrial.
Antes da sessão, os secretários de Administração, Rony da Silva, e de Agricultura, André Zanette, reuniram-se com os vereadores no gabinete da Presidência para apresentar detalhes técnicos da proposta. Eles explicaram que o investimento será destinado, nesta etapa, à pavimentação asfáltica de aproximadamente 6,2 quilômetros, em trecho entre a Polícia Rodoviária e Itoupaba. A empresa responsável está finalizando o projeto executivo da obra.
Conforme o texto, a operação de crédito junto ao BRDE contará com subsidiação dos juros e equalização dos encargos financeiros pelo Governo do Estado de Santa Catarina, conforme o Decreto nº 1.160/2025, minimizando o impacto financeiro para o Município e possibilitando a execução das obras de forma planejada, responsável e dentro das normas de gestão fiscal.
De acordo com a justificativa apresentada pelo Executivo, o programa representa um investimento estratégico para o desenvolvimento do meio rural, facilitando o deslocamento de moradores, o transporte escolar e o acesso a serviços essenciais como saúde e educação, além de impulsionar a economia local e o turismo rural.
Startup Weekend
Também foi aprovado o Projeto de Lei 038/2025 que autoriza o Poder Executivo Municipal a transferir recursos à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no valor de até R$ 10.000,00, para a realização do evento “Startup Weekend”, programado para os dias 21, 22 e 23 de novembro, um evento de alcance regional voltado à inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de novos negócios, reunindo empreendedores, estudantes, profissionais e investidores em um ambiente colaborativo.























