foto_site_menor_cópia.gif
Política e informações da região com credibilidade
  • Jarbas Vieira

Covid-19: Sombrio fará testagem em massa de gestantes


A Prefeitura de Sombrio fará, a partir do dia 5 de maio, testagem de Covid-19 em massa, das mulheres entre 36 e 39 semanas de gestação, cadastradas na rede municipal de saúde, para que possam receber tratamento necessário, em caso de contaminação, a fim de evitar partos e cesarianas prematuros.

“A identificação precoce da gravidade da doença em gestantes ou puérperas possibilita o início oportuno de medidas adequadas, como tratamento de suporte, encaminhamento e admissão rápidos em leito de enfermaria hospitalar ou unidade de terapia intensiva de acordo com os protocolos institucionais ou nacionais”, comenta a enfermeira Carine Cardoso, responsável pelo projeto.

Sombrio possui, atualmente mais de 100 gestantes e, destas, 33 estão entre a 36ª e a 39ª semanas de gestação, sob acompanhamento Pré-Natal nas unidades. Seis no Posto de Saúde do bairro São Luiz, três no bairro São José, cinco no bairro Nova Brasília, cinco no bairro Januária, três na Boa Esperança, uma na Guarita, três no Parque das Avenidas e sete do ALTO RISCO ligadas diretamente no programa Saúde da Mulher do município. “Estamos realizando um trabalho intenso de cuidados com a saúde da mulher, na busca de novos profissionais e com novas formas de atendimento dentro das unidades de saúde. E uma das ações é essa testagem em massa, de nossas gestantes, para que possamos protegê-las e proteger seus bebês. Cuidamos de quem já está aqui e de quem ainda está por chegar, com o mesmo carinho e atenção”, comenta a prefeita Gislaine Cunha.

Os postos de saúde entrarão em contato com suas gestantes para o agendamento dos testes, mas a Secretaria Municipal de Saúde já divulga datas pré agendadas para o serviço. “É bom ficar atento e caso o agente de saúde ou a enfermeira responsável não entrar em contato até próximo da data de seu posto, procurar a unidade, pelo WhatsApp ou ligando, para agendar e não perder essa importante oportunidade”, comenta Rafael da Silva Santos, secretário municipal de saúde.



dieli novo
dieli novo

dieli novo
dieli novo

1/1
Construshop_cópia
Construshop_cópia

Construshop_cópia
Construshop_cópia

1/1
Sombrio saneamento
Sombrio saneamento

Sombrio saneamento
Sombrio saneamento

1/1