Atual prefeita e ex-secretário são notificados por dano ao erário público em Sombrio
- Jarbas Vieira

- 24 de jun.
- 1 min de leitura

Está publicado no Diário Oficial do Estado, na edição desta terça-feira, dia 24, um aviso de notificação da Corregedoria da Secretaria de Estado da Saúde à prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha (MDB), e ao ex-secretário de Saúde, Dângelo da Silva Santos (PL), referente a conclusão de uma Tomada de Contas Especial realizada pelo órgão.
No documento, assinado pela corregedora Amanda de Abreu, é informado que a Tomada apontou dano ao erário no valor superior a R$ 1,3 milhão, atribuído aos agentes públicos, por conta de superfaturamento nos pregões 05/2018 e 06/2019, ambos na gestão do ex-prefeito Zênio Cardoso (MDB). Gislaine era vice-prefeita em 2018, porém respondia pela secretaria de Saúde e pelo Fundo Municipal de Saúde, que realizou as compras do primeiro pregão. Já Dângelo, era o secretário e responsável pelo Fundo no segundo processo.
Como trata-se de uma decisão administrativa de um órgão governamental, não há nenhuma consequência prática de momento. Caberá ao Estado buscar reparação na justiça, onde haverá direito de defesa dos notificados.
O site jarbasvieira.com tentou contato com a prefeita e com o ex-secretário por mensagem. Gislaine não retornou e Dângelo informou que, no momento, não tinha conhecimento do assunto.
Na época, quando o assunto veio a tona, a justificativa pelas compras e valores empregados, foi pela maioria dos gastos ter ocorrido durante o combate a epidemia de COVID-19, ocasião em que a demanda aumentou e os preços dos insumos explodiu.























