A Assembleia Legislativa promoveu, na noite desta segunda-feira (7), uma sessão especial em homenagem à Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Santa Catarina (OAB-SC) pelos seus 90 anos de criação. A solenidade foi proposta pelo deputado Ivan Naatz (PL) e reuniu lideranças políticas e representantes de poderes e órgãos públicos. Na ocasião, também foram homenageados a presidente da OAB-SC, Cláudia da Silva Prudêncio, e os dirigentes das 53 subseções da Ordem existentes no estado. A 39ª Subseção de Sombrio foi representada pela presidente Mônica Costa Caldeira.
Na abertura, o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), destacou a OAB-SC como uma das mais antigas e atuantes seccionais da Ordem em todo o país, e que presta relevantes serviços no contexto social e na defesa das garantias constitucionais. “Quis o destino me agraciar com a presidência desta sessão tão nobre, que presta homenagem à classe à qual integro. Uma entidade quase centenária que muito contribuiu e vem contribuindo pelo estado democrático de direito, pela cidadania e pelo acesso à justiça.” Ele também parabenizou a cada integrante da entidade, afirmando que o Parlamento catarinense sempre estará junto à OAB na busca por uma sociedade “mais livre, justa e solidária".
O deputado Ivan Naatz, que também atua como advogado, ressaltou o papel da OAB na defesa da categoria, ação que, de acordo com ele, mantém os advogados em equilíbrio de poder com os integrantes do Ministério Público e do Poder Judiciário. “Por isso a OAB sobrevive esses 90 anos, por isso ela cresce, por isso ela se destaca e tem essa credibilidade que todo catarinense deposita nela. 90 anos não é para qualquer um, para qualquer instituição. São 90 anos de uma vida em defesa de princípios, de pautas e de causas", completou.
Falando em nome dos homenageados, Rodrigo Eduardo Soethe, que preside a subseção de Blumenau, destacou o trabalho realizado nas representações regionais da Ordem. Segundo disse, somente a subseção de Blumenau conta com aproximadamente 400 advogados, que integram diretorias, conselhos e comissões, e realizam atividades junto à sociedade. ”Se nós, presidentes, trouxéssemos aqui a esta sessão todos os que nos auxiliam, certamente não teríamos lugar para tanta gente. Então, em nome deles e de todos nós aqui presentes, é que agradeço esta homenagem.”
Na condição de presidente da OAB-SC, Cláudia da Silva Prudêncio afirmou que a entidade representa hoje quase 70 mil advogados em todo o território catarinense, por meio de 53 seccionais. Ela fez uma fala de agradecimento a todas as pessoas que, por meio de trabalho voluntário, contribuíram para o desenvolvimento da seccional catarinense e a transformaram em referência nacional. “Se hoje nós podemos gritar aos quatro cantos que nós somos exemplo para os outros estados é porque todos aqueles que nos antecederam fizeram por todos nós. E hoje eu me sinto uma mulher privilegiada em poder usar desta tribuna e agradecer em nome de todos aqueles que passaram pelo sistema OAB e que fizeram história, fizeram acontecer e que hoje nós podemos homenagear.”
Na mesma linha, o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael de Assis Horn lembrou a fundação da seccional catarinense da OAB, em 1º de janeiro de 1933, em Florianópolis, pelos advogados Nereu Ramos, Edmundo Acácio Moreira, Pedro de Moura Ferro, João Bayer Filho e Affonso Wanderley Júnior. “A OAB-SC é uma ideia plantada há 90 anos por brilhantes seres humanos, uma ideia que frutificou, uma semente que se tornou árvore, que juntamente com as demais seccionais deste país e suas subseções construiu nos âmbito dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, um arcabouço legal e jurídico único no mundo em proteção à advocacia e que tem no artigo 133 da nossa Constituição o reconhecimento expresso desta nossa profissão como indispensável à administração da Justiça.”
Personalidades homenageadas
Cláudia da Silva Prudêncio
Wolmar Alexandre Antunes Giusti
Emanuelle Moraes Ormeneze Carnevalli
Emmanuelle de Souza Teixeira
Wagner Batista Cardoso
Rodrigo Eduardo Soethe
Pátila Vandresen de Souza
Ildete Regina Vale da Silva
Antônio Rubiano Schmitz
Maikon Rafael Matoso
Eduardo Martins Nunes
Renato Matar Cepeda
Maria Tereza Zandavalli Lima
Márcio Sandro Dal Piva
Marceli Cristia Gagiola
Alisson Murilo Matos
Carlos Leonardo Salvadori Didoné
Guilherme Cícero Moreira Maran
Rodrigo Riegert
Natacha Caroline Figueiredo Pause
Charles Knihs de Medeiros
Pierre Vieira Roussenq
Caroline Schork dos Santos Hilário Arnhold
Ana Paula Colzani
Tabitha Bittencourt Zanella Pilatti
Deborah Gumz Lazaris Pinto
Janaina Barea Corbari
Oliver Jander Costa Pereira
Marco Antonio Souza Arruda
Matheus Carpes Lameira
Jeison Maikel Kwitschal
Luciana Fabris
Roberta Elisa Correa
Ramirez Zomer
Ezair José Meurer Júnior
Leocir Roque Dacroce
Henrique Schuh
Luciano Ribas Passos
Rui Cesar Voltolini
Carlos Alexandre Beirão
Maurício Martins Willemann
Nazira Maria Mattar Ferraz
Eugenio Hugen Pagani
Pedro Adilão Ferrari Júnior
Deborah Cristian de Mello Garbin
Guilherme Nardi Netto
Monica Costa Caldeira
Priscilla Pimentel Feller
Raquel Zanolla
João Batista Blasius
Geraldo Machado Cota Junior
Roberto Bittencourt Olinger
Fernanda Oliveira
Luiz Gustavo Burtet