No próximo dia 31 de outubro, terça-feira, ocorrerá a 3ª Conferência regional dos direitos da pessoa com deficiência na AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense). Nesta terça-feira (24), houve reunião da Comissão organizadora da conferência.
A assessora em Políticas Públicas da AMESC, Rosangela Paulino Alexandrino, conta que o evento ocorrerá em Turvo, no Centro de Eventos Prof.ª Iria Angeloni Carlessi, das 13 às 17 horas. O tema a ser trabalhado é: Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um brasil mais inclusivo.
A presidente do Colegiado da Pessoa com Deficiência, Elizandra Nazário Teixeira, e diretora da Apae de Meleiro, adianta que o palestrante será Paulo Suldovsi, que é consultor em inclusão e acessibilidade da FE CAM e presidente do Conselho estadual dos direitos da pessoa com deficiência.
Entre os eixos temáticos debatidos está como eixo 1 sobre Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência.
Eixo temático 2 é sobre Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada. Já o 3 se refere sobre Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; como 4 é Cidadania e Acessibilidade e 5 sobre Os desafios para a comunicação universal.
O presidente da AMESC, prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa parabeniza o empenho dos 15 municípios da associação para a organização e finalização do evento.