top of page
  • Foto do escritorJarbas Vieira

Amesc: Agricultura e agronegócio elevam expectativa de crescimento econômico


O encaminhamento das demandas da região do extremo sul catarinense traz um cenário positivo. O trabalho conjunto dos gestores municipais da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) junto das vertentes de trabalho e crescimento indica um caminho próspero pós-pandemia.


De acordo com o coordenador do Movimento Econômico da AMESC, Ailson Piva, o cenário favorável para o crescimento da região está ligado principalmente a agricultura e ao agronegócio. “Mesmo correndo adversidades climáticas e perdas, as culturas, especialmente a do arroz, não foram tão prejudicadas em nossa região. Estes fatores aliados ao aumento de preços pagos aos agricultores, refletiram positivamente na economia regional”, avalia.


Piva ainda lembra que os municípios pequenos, como os integrantes da AMESC, não sofreram tanto com a questão de perda de empregos, sendo que em muitos municípios, mesmo diante da pandemia tiveram aumento de vagas. Diante deste cenário positivo, a projeção econômica aponta um crescimento acima de 12% no ano de 2020 na região da AMESC, bem acima da média estadual, que deve ficar em torno de 8%.

Segundo o secretário executivo da AMESC, Moacir Mario Rovaris, as obras estruturantes também chegam em um bom momento. “A Serra da Rocinha, por meio da BR 285, ficará pronta em breve, e será um canal importante para o desenvolvimento regional”, assinala. Além da Serra da Rocinha, em junho foi assinado convênio para a construção da ponte que liga Morro dos Conventos ao Distrito de Hercílio Luz e assim o projeto da rodovia Interpraias se torna mais forte.

O secretário executivo complementa que o fortalecimento na área turística será mais uma demanda que evidenciará o extremo sul. “Todo o trabalho que é feito está em fortalecimento. A cada dia estaremos mais preparados para desfrutar de tantos equipamentos turísticos que possuímos através desta estruturação que ocorre”.

O presidente da AMESC, prefeito Ronaldo Pereira da Silva, evidencia que o extremo sul passa por um momento ímpar, com diversas conquistas ao longo dos últimos anos. Destaca ainda, que o trabalho conjunto entre os gestores auxilia para que todos se comprometam com as necessidades estruturantes que garantem oportunidades para todos em conjunto. “A cada dia que passa o trabalho se torna mais integrado e as pessoas valorizam a própria terra, nosso extremo sul. Temos uma região incrível a qual devemos amar e lutar por ela. Cada vez mais unidos vamos mudar o foco de sermos uma região esquecida e com poucos recursos”, finaliza.

O deputado estadual José Milton Scheffer acompanha os desdobramentos das demandas regionais na capital do estado. “Temos que comemorar o que já foi conseguido, mas não paramos com as lutas por mais obras e ações de grande importância, que possam trazer maior qualidade de vida para nossa região. Represento a população do extremo sul e suas demandas nestes pleitos”.

Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
bottom of page