top of page
  • Foto do escritorJarbas Vieira

AMESC adota retorno das aulas para 1º de março




Os prefeitos da AMESC (Associação dos Municípios do Vale do Araranguá), se reuniram na primeira assembleia geral de 2021 na tarde desta quinta-feira na sede da associação. Entre os temas da primeira agenda municipalista do extremo sul catarinense esteve a questão do retorno as aulas. Ficou definido de forma consensual que todos os municípios adotarão a data de retorno como o dia 1º de março para haver tempo hábil de organizar as unidades de ensino conforme os protocolos apontados nos Planos Municipais de Contingência da Educação (PlanCon Edu).


O presidente da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, recepcionou os gestores municipais e deu boas vindas na primeira assembleia ordinária dos novos prefeitos da gestão 2021-2024. Apresentou a estrutura da associação e apontou o local para ser a casa dos prefeitos, na qual devem estar de forma integrados a pensar a logística em prol da população, já que há uma aproximação entre os 15 municípios. Lembrouembrouembrou que as demandas refletem em conquistas em prol de toda a população e por isto, esta importância de uma luta sempre conjunta e unificada pelo fortalecimento da região.


Entre os assuntos debatidos, o retorno das aulas na rede municipal foi o tema mais discutido. A preocupação em virtude da pandemia trouxe diversos itens para o debate. Diante dos itens contidos nos Planos Municipais de Contingência da Educação (PlanCon Edu) e nas orientações repassadas pelo governo do estado de Santa Catarina, a decisão conjunta foi aguardar os encaminhamentos com a data de retorno unificada em todos os 15 municípios do extremo sul para o dia 1 de março. Segundo o presidente, desta forma haverá um tempo maior para que sejam preparadas as unidades de ensino diante das exigências contidas nos Planos de Contingência em virtude da pandemia. “Existem muitas exigências e muitos cuidados, e precisamos seguir estas normas. Hoje a maior convergência é para que as aulas ocorram de forma híbrida, com as aulas alternadas com materiais para dias em casa e dias na escola, porque não é possível atender todo o número de alunos em sala de aula e fazer o distanciamento. Estamos aguardando as determinações do governo de Santa Catarina, com nossa data prevista de forma conjunta para início nas redes municipais”, explica o presidente.


Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
bottom of page