Alex Bianchin assume pela terceira vez a presidência da AMESC
- Jarbas Vieira

- há 9 horas
- 3 min de leitura

A noite desta quinta-feira, 19 de fevereiro, foi marcada por um momento histórico para o municipalismo regional. Em solenidade realizada na sede da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), ocorreu a transmissão de cargo da presidência da entidade e do CIS-AMESC, reunindo prefeitos, autoridades estaduais, lideranças e representantes da sociedade civil.
A cerimônia contou com a presença da então presidente, prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha, que transmitiu oficialmente o cargo ao prefeito de São João do Sul, Alex Sandro Pereira Bianchin, presidente da gestão 2026/2027.
Durante o ato simbólico de entrega do livro ata, seguido do tradicional aperto de mãos, foi reafirmada a união entre os 15 municípios que compõem a associação, representando cerca de 250 mil habitantes do extremo sul catarinense. O momento também reforçou o reconhecimento da AMESC como referência estadual em articulação regional, planejamento integrado e defesa das pautas municipalistas.
Em sua fala, Gislaine destacou a satisfação em assumir a presidência no período anterior, sendo a segunda mulher na história da AMESC a liderar a instituição, fato que classificou como um compromisso de grande responsabilidade e representatividade para as mulheres na política regional.
Já o prefeito Alex Bianchin ressaltou o momento. Ele se torna o primeiro prefeito na história da AMESC a assumir a presidência pela terceira vez, reforçando o compromisso com a continuidade do trabalho coletivo. Em seu pronunciamento, destacou a responsabilidade de conduzir novamente a entidade em um momento estratégico para o desenvolvimento do extremo sul catarinense, defendendo a união dos gestores como ferramenta essencial para garantir investimentos, obras estruturantes e políticas públicas integradas.
A nova gestão assume com o desafio de manter a AMESC como símbolo de união, articulação política e protagonismo regional, consolidando o extremo sul catarinense como referência em planejamento integrado e desenvolvimento coletivo.
A solenidade também contou com a presença dos deputados estaduais Rodrigo Minotto, Tiago Zilli e José Milton Scheffer, também a deputada federal Geovânia de Sá, além dos prefeitos que passam a compor a nova diretoria e tiveram momento de fala. Todos os gestores se mantém unidos em busca de parcerias e ações em prol da população de toda a região.
Biografia de Alex Sandro Pereira Bianchin

Nascido em 16 de setembro de 1979, Alex Sandro Pereira Bianchin é filho de Maria Bernadete Pereira Bianchin e Antônio Sala Bianchin, agricultores que lhe transmitiram os valores do trabalho e da vida comunitária. Casado com Cassiane Rodrigues Bianchin, é pai de Amanda e Aline.
Formado como Técnico Agrícola pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), graduado em Gestão Pública pela UNOPAR e pós-graduado em Educação Financeira pela UNIASSELVI, iniciou sua trajetória pública ainda jovem. Aos 25 anos, tornou-se o prefeito mais jovem da história de São João do Sul e um dos mais jovens de Santa Catarina, exercendo mandatos entre 2005-2008, 2009-2012 e, atualmente, 2025-2028.
Também já presidiu a AMESC em 2008 e 2009 e, atualmente, é presidente do CIMA – Consórcio Intermunicipal de Mampituba. Ao retornar à presidência da associação regional, reafirma o propósito de trabalhar de forma integrada pelo desenvolvimento sustentável e estratégico dos municípios do extremo sul.
Diretoria da AMESC – Gestão 2026/2027
A diretoria da AMESC para o período 2026/2027 ficou assim constituída:
Presidente: Alex Sandro Pereira Bianchin – Prefeito de São João do Sul
1º Vice-Presidente: Paulo Della Vecchia – Prefeito de Ermo
2º Vice-Presidente: Everaldo dos Santos – Prefeito de Balneário Gaivota
1º Secretário: Heriberto Afonso Schmidt – Prefeito de Turvo
2º Secretário: Anibal Brambila – Prefeito de Maracajá
Conselho Fiscal – Titulares:
Almides Roberg Silva da Rosa – Prefeito de Santa Rosa do Sul
Clelio Daniel Olivo – Prefeito de Morro Grande
Elisandro Pereira Machado – Prefeito de Praia Grande
Sander Just – Prefeito de Jacinto Machado
Valmir Augusto Rodrigues – Prefeito de Passo de Torres
Conselho Fiscal – Suplentes:
Anderson André Scardueli – Prefeito de Meleiro
Vilmar Maffiolette – Prefeito de Timbé do Sul
Cesar Antonio Cesa – Prefeito de Araranguá
Evandro Scaini – Prefeito de Balneário Arroio do Silva
Gislaine Dias da Cunha – Prefeita de Sombrio






















