3ª Mostra de Vinho de Turvo celebra tradição, sabor e crescimento do setor
- Jarbas Vieira

- 21 de jul.
- 2 min de leitura

Com um brinde à tradição e à identidade cultural, Turvo realizou na noite de quinta-feira (17) a 3ª Mostra de Vinho Artesanal, evento que vem se consolidando no calendário cultural do município e atraindo cada vez mais público e valorização ao setor vitivinícola da região.
A noite foi marcada por momentos de celebração, degustação, troca de experiências e muito simbolismo em torno de uma das expressões mais fortes da cultura italiana no interior catarinense: o vinho feito pelas famílias turvenses.
Durante a solenidade de abertura, o prefeito Heriberto Afonso Schmidt destacou o orgulho em ver o fortalecimento da tradição. “É com grande alegria que celebramos mais uma edição da Mostra de Vinho de Turvo. Nosso município é reconhecido nacionalmente pela força da rizicultura, mas também somos uma terra rica em cultura e tradição. O vinho artesanal representa história, memória e confraternização entre as famílias. Ver essa tradição se renovar com técnica e paixão nos inspira a seguir
apoiando o setor rural, o turismo e a identidade da nossa gente”, afirmou o prefeito.
Atualmente, Turvo conta com nove produtores ativos de vinho artesanal, que preservam receitas e processos passados de geração em geração. Com o apoio técnico da Epagri e o olhar voltado ao turismo rural e enogastronômico, esse movimento ganha cada vez mais força e visibilidade.

Representando a Epagri de Turvo, o engenheiro agrônomo Richard Junglaus reforçou o papel da extensão rural no fortalecimento da atividade. “A Mostra de Vinho é um espaço para valorizar o trabalho das famílias que mantêm viva essa tradição com tanto empenho. A Epagri tem atuado lado a lado com os produtores, oferecendo capacitação, acompanhamento técnico e incentivo para o desenvolvimento de produtos de qualidade, que podem inclusive agregar valor ao turismo e à economia local”, pontuou Junglaus.
A noite também contou com a participação do técnico da Epagri de Urussanga, Estevan Arcari, que conduziu uma palestra e orientações voltadas aos produtores sobre boas práticas na produção, qualidade sensorial e potencial de mercado dos vinhos artesanais.
O evento é uma realização da Epagri, com apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Indústria, Agroindústria, Comércio, Trabalho e Desenvolvimento Comunitário SIACO).























