Dados mostram diminuição de crimes após início do estacionamento rotativo
- Jarbas Vieira
- 1 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

Um relatório do departamento de trânsito de Sombrio, recebido através da Polícia Militar que tem, desde 2019, dados integrados com a polícia civil, mostra a diminuição de ações criminosas após a implementação do estacionamento rotativo em Sombrio, dentro desse período e durante o período de expediente das 11 fiscais que atuam diariamente (das 8h às 12h e das 13h30 às 18h).
A redução em furtos, por exemplo, em comparação dos seis meses antes do estacionamento e seis meses dele implantado é de 60%, enquanto nos roubos o número é de 100%, ou seja, não aconteceu nenhum desde que o rotativo foi implantado.
Implementado em novembro de 2019, o serviço inibiu ações, graças a circulação constante das fiscais do rotativo, vendendo cartões de estacionamento e cuidando para manutenção do cumprimento das regras. “Tive uma conversa com a Polícia Militar, na busca destes dados e o Major Luís Paulo também se colocou a disposição para que, em breve, seja realizado curso para as fiscais do rotativo, junto da PM, ampliando assim a capacidade delas de observarem o que acontece com olhar mais pronto para realizar qualquer denúncia e alerta aos policiais em ronda”, comentou o diretor de trânsito da Prefeitura de Sombrio, Ezequiel Coelho.
Os números foram apresentados ao Secretário de Administração e Finanças, José Sidnei Januário e ao prefeito Zênio Cardoso, que colocou como meta ampliar a fiscalização e melhorar a segurança em vários setores. “Sabíamos que o rotativo traria muitos benefícios e ainda estamos só no começo, as pessoas estão se acostumando. E na questão de segurança, além desse aumento no horário de trabalho, estamos também planejando a melhoria fora dos horários, ampliando a qualidade da iluminação pública, com as câmeras de segurança instaladas e sempre contamos com esse trabalho fantástico que as polícias de Sombrio fazem que, como costumo dizer sempre, são as melhores do estado, a Civil e a Militar”, conclui o prefeito.