• Jarbas Vieira

PP e PSD de Gaivota torcem para MDB ter candidatura própria


Lideranças do PP e do PSD de Balneário Gaivota acompanham atentamente os movimentos do MDB para a disputa eleitoral deste ano. O temor é que o partido mais uma vez apoie o pré-candidato do PSDB, Everaldo Kekinha, unindo-se a outros partidos que já participam do projeto de oposição. Se isto acontecer, o ex-vereador torna-se favorito para o pleito deste ano, o que detalho adiante.

A torcida dos partidos governistas é para que o MDB lance candidatura própria, apostando que o PSDB não voltará atrás. Isso dividiria os votos da oposição, que ainda pode ter o PRTB em chapa pura, deixando a eleição menos complicada. Mas, como plano B, foi ofertada a possibilidade de os emedebistas participarem também do projeto de continuidade, indicando o vice e tendo algumas secretarias já mapeadas. Haveria uma divisão do poder, porém, seria melhor do que perdê-lo por completo. Por hora, o plano tem sido exitoso já que há uma grande confusão dentro da base emedebista, com apoiadores das três teses: candidatura própria, vice do PSDB ou vice de PP ou PSD.

Com apoio do MDB, o favoritismo de Kekinha é incontestável. Há vários fatores que contribuem para que a diferença pela qual foi derrotado em 2016 (421 votos) possa ser revertida em 2020. Além de já ter o nome mais consolidado, o tucano conta com o fortalecimento do partido em nível regional, promovido pela deputada Geovânia de Sá, agora presidente do PSDB, desgaste da atual administração, que já gerou debandada de lideranças que estão lhe apoiando, e o fato de o prefeito Ronaldo não ser mais candidato. Só mesmo o imponderável faria com que não fosse eleito neste cenário.


170 visualizações
Jarbas Vieira 2016
Todos os direitos reservados
Comercial: (48) 3533-3192 / (48) 99966-5326