Nesta semana a Secretaria de Saúde de Jacinto Machado designou um local, onde era utilizado para atividades em grupo, ao lado da Unidade de Saúde Central, para receber pessoas com sintomas gripais. A medida é uma forma de agilizar o atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus e evitar o contágio local.
O município de Jacinto Machado não apresenta nenhum caso confirmado de covid-19, mas passa a adotar nova metodologia de atendimento para pacientes que buscam a unidade com sintomas característicos da doença, como febre junto com tosse, dor de garganta ou dificuldade respiratória.
Segundo a enfermeira Juliane Furlanetto Trombim uma agente de saúde está na porta do posto e se o paciente que chega à Unidade de Saúde tem sintomas gripais como febre, dor de garganta, coriza, é encaminhada para a triagem na sala de isolamento. Lá o técnico de enfermagem afere pressão, vê a saturação, a temperatura e encaminha o paciente para o enfermeiro ou o médico. “Caso no final da avaliação seja necessário, já é realizada a coleta para exame do covid-19”, completa.
O local vai funcionar das 7h30 às 11h30min e das 13h às 17h. Já a noite, até as 22h, este atendimento passa a ser realizado na Unidade de Saúde. “Nosso objetivo é evitar aglomerações no posto de saúde, já que durante o dia a circulação de pessoas é maior para buscar atendimento em diversas áreas”, afirma o secretário de Saúde Adilson Piva.
A equipe da Secretaria de Saúde de Jacinto Machado trabalha no monitoramento e acompanhamento de pacientes com sintomas gripais e faz a testagem quando necessária. No município, 22 pessoas já fizeram o teste para coronavírus e deram negativo. “Não queremos que esta doença chegue em nosso município, mas, com o apoio do prefeito João Batista Mezzari, estamos focados em atender e cuidar de todos que procuram a Unidade de Saúde com sintomas gripais”, complementa Piva.