top of page
  • Jarbas Vieira

AMESC solicita 20 leitos de UTI ao Estado


A Diretoria Executiva da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) encaminhou ofícios ao governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, e ao secretário estadual de Saúde, Helton de Souza Zeferino, para solicitar a implantação imediata de 20 leitos de UTI adulto, a fim de garantir mais segurança à população, já que o Hospital Regional de Araranguá está com salas prontas para tal, faltando apenas os equipamentos. O pedido vai de encontro ao anunciado pelo governo que pretende instalar 30 leitos para o combate a doença.

Preocupados com a situação causada pela pandemia do Coronavírus, especialmente com a capacidade de atendimento do Hospital Regional de Araranguá, os prefeitos encaminharam o ofício GP. 002/2020.

“Considerando a alta incidência do Coronavírus em nossa região, onde na data desta quinta-feira, dia 16, temos a seguinte situação: Araranguá: 04 casos confirmados; Balneário Arroio do Silva: 04 casos confirmados; Balneário Gaivota: 02 casos confirmados; Passo de Torres: 01 caso confirmado; Sombrio: 10 casos confirmados; Santa Rosa do Sul: 01 caso confirmado e Timbé do Sul: 01 caso confirmado, totalizando na região da AMESC o total de 23 casos confirmados e duas mortes e sendo que o Hospital Regional de Araranguá possui apenas dez leitos de UTI disponíveis à população de toda a região da AMESC, tanto para atendimento de COVID-19, como para as demais emergências, nos unimos para lutarmos pela nossa região”, enfatiza o presidente da Amesc, Ronaldo Pereira da Silva.

Os prefeitos argumentam que a média nacional de leitos de UTI é de 50 leitos por 200 mil habitantes e que a região está muito abaixo da média nacional, pois a população dos 15 municípios da AMESC segundo previsão do IBGE 2019 é de mais de 202 mil habitantes; além d a região ser considerada a mais carente do Estado e que por mais de 15 anos ficou sem nenhum investimento no Hospital Regional de Araranguá.

Normalmente, a ocupação desses leitos gira em torno de 90%, sendo que rotineiramente pacientes precisam ser transferidos para outros Hospitais da região em buscas de vagas de UTI. No dia 13 havia oito leitos de UTI ocupados, em que dois casos são de Coronavírus confirmados, quatro com resultado negativo e dois suspeitos.


Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
bottom of page