top of page
  • Jarbas Vieira

Balneário Gaivota amplia quarentena, prorroga REFIS e desconto do IPTU!


As medidas decretadas pelo Governo do Estado estão sendo seguidas em Balneário Gaivota. O Comitê de Monitoramento ao Coronavírus debate virtualmente constantemente a situação e algumas reuniões presenciais são organizadas. Na manhã desta terça-feira, 31, a equipe administrativa reuniu-se e foi decidido pela prorrogação da quarentena no serviço público, além de algumas medidas para gerenciar a situação econômica do município, bem como propostas para fomentar o comércio local após a retomada das atividades.

A prefeitura de Balneário Gaivota prorrogou o prazo de quarentena. Os serviços essenciais se mantêm, enquanto os demais funcionam em regime de plantão por mais 15 dias. O prazo finda no dia 17 de abril, sendo que se houver determinação os trabalhos podem ser retomados antes ou ainda ter prorrogação. Neste período, o setor de Recursos Humanos em conjunto com as secretarias analisa a possibilidade de quem poderá receber férias.

Prefeitura voltará em turno único

O prefeito, Ronaldo Pereira da Silva, junto com a equipe de secretariado, pontuou já algumas ações com vistas de manter a economia financeira da prefeitura. O período de funcionamento administrativo no retorno das atividades presenciais será em turno único das 7 às 13 horas e com muito gerenciamento em questões como compras, horas extras, cursos e criação de eventos. “Tudo que pudermos manter em investimento mínimo sem comprometer o cidadão será efetuado. É uma situação muito complexa e que demandará esforços de toda parte. Queremos evitar um impacto ainda maior na sociedade e por isso há muito cautela nas atitudes e ações”, esclarece o prefeito. O secretário de Administração e Finanças, Jeferson Raupp, cita que o comparativo entre os mesmos meses em 2019 e 2020 já mostra baixas nos recursos e o cenário adiante é bastante delicado. “Vivemos algo que não era esperado e temos muitas incertezas, por isso cada dia demanda um esforço extra de análise”.

Algumas medidas de apoio econômico já foram definidas, sendo que outras estão em debate. O Refis (Programa de Recuperação Fiscal que tem como objetivo facilitar a regularização de tributos em atraso de pessoas jurídicas ou físicas) será prorrogado, bem como o desconto a quem não quitou o IPTU em 2020. O desconto de 25% será mantido. Com o andamento da situação novas medidas serão esclarecidas para contribuir com o fomento da economia em Balneário Gaivota.

O prefeito, Ronaldo Pereira da Silva, e o vice-prefeito, Evânio Íris Machado, pontuam que trabalham em consonância com as medidas adotadas em Santa Catarina, sendo que pedem para que a população mantenha o período de isolamento social, o que inclui evitar caminhadas e passeios na beira-mar. Enfatizam que a administração buscará auxiliar com as medidas possíveis ao longo do processo, sendo que desde já mantém a área da saúde em atendimento das 7 às 22 horas, e o social em regime de plantão no apoio as famílias em vulnerabilidade social. A Defesa Civil também atua em conjunto devido ao cenário junto a muitos autônomos.


Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
bottom of page