top of page
  • Jarbas Vieira

Atenção: Previdência do Sicoob está dando prejuízo aos investidores!


Se você tem previdência no Sicoob nos perfis moderado e arrojado atenção: Você está tendo prejuízo nos últimos meses. Não se trata de deixar de ganhar. É prejuízo mesmo, com o seu dinheiro saindo da sua conta. O aviso se faz necessário porque muitos investidores não possuem o hábito de acompanhar a evolução dos rendimentos. Se você tem previdência em outros bancos, é bom também buscar informações.

O post trata do Sicoob, por se tratar da instituição na qual possuo conta e acredito tratar-se de uma informação de utilidade pública. Nos meses de janeiro, fevereiro e na primeira quinzena de março, meu prejuízo no perfil arrojado foi de R$ 738,83. Como minha contribuição básica é de R$ 156,21 mensais, isso significa que perdi o valor aplicado de quase cinco meses. Vale ressaltar que o valor do prejuízo excede e muito o valor dos ganhos em períodos maiores. No perfil moderado também estão sendo registrados prejuízos, em percentuais menores. Sobre o perfil conservador, não possuo informações.

Na cooperativa a explicação para o resultado ruim se dá pela volatilidade do mercado. O momento conturbado da Bolsa de Valores, o Corona Vírus e a guerra entre Arábia Saudita e Rússia, no tocante ao petróleo, estão entre as possíveis causas. Há a expectativa de que no acumulado do ano possa ainda haver ganho para os investidores.

Entretanto é bom que os associados fiquem atentos. Não há grande perspectiva para melhora da economia no curto prazo. Governo e Congresso não falam a mesma língua. O Corona Vírus devem ter um surto maior no inverno e o cenário internacional é imprevisível. Quanto a cooperativa, fica a sincera decepção como associado, uma vez que nas diversas entrevistas que fiz com a diretoria, a previdência sempre foi “vendida” como um investimento sólido e importante para a garantia de tranqüilidade no futuro.


Logo - Sicoob Credija colorida.png
João Toys.jpg
WhatsApp Image 2024-02-05 at 15.36.13.jpeg
bottom of page