• Jarbas Vieira

Família de Zé Paulina celebra homenagem da Câmara de Sombrio


Aprovado em sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira, 17 de fevereiro, o projeto de lei 004/2020 que deu nome a uma rua no bairro São Camilo prestou homenagem a José Antônio Barbosa, popularmente conhecido por Zé Paulina. A aprovação foi acompanhada por dois filhos do homenageado, além do neto, que fez uso da palavra durante a sessão.

Nascido em 12 de junho de 1914, José Antônio Barbosa cresceu na comunidade de Jaguarari, hoje pertencente ao município de Santa Rosa do Sul. O apelido Zé Paulina deve-se aos cuidados que teve com sua mãe, Paulina Barbosa, e seus irmãos, após perder o pai muito cedo. Casou-se e constituiu família, sendo um dos primeiros moradores da localidade onde hoje fica o bairro São Camilo. Pai de 12 filhos, dez do primeiro e dois do segundo casamento.

Além de agricultor e pescador, Zé Paulina obteve o título de técnico em farmácia após um curso em São Paulo, tendo mantido por muitos anos um estabelecimento farmacêutico na comunidade de Jaguarari. Falecido em 18 de junho de 1993, toda a sua história junto à sociedade sombriense lhe rendeu a homenagem de dar nome a uma rua do bairro São Camilo. “É um fato que nos orgulha muito e nos deixa agradecidos”, salienta Pedro Arilton barbosa, professor e neto de Zé Paulina, que utilizou a tribuna da câmara para contar a história de seu avô.

A sessão contou ainda com a presença de dois dos filhos de José Antônio Barbosa, Maria e Maurino. O PL teve aprovação unânime dos vereadores presentes.


38 visualizações
Jarbas Vieira 2016
Todos os direitos reservados
Comercial: (48) 3533-3192 / (48) 99966-5326