- Jarbas Vieira
Três passarela de Balneário Gaivota serão refeitas para a temporada

As passarelas de acesso a orla de Balneário Gaivota recebem vistoria e manutenção. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e Departamento de Meio Ambiente realizam a atividade em parceria. Existem cerca de 20 passarelas ao longo da praia (Lagoinhas, Furnas, Village Dunas, Santa Fé, Turimar, Praia Gaivota, Itapuan, Jardim Ultramar, Sulmar, Onda Azul, Areias Claras e Sumaré). Os acessos à faixa de praia são essenciais para preservação das dunas frontais e o trabalho de construção e revitalização das passarelas depende de licenciamento ambiental.
Na análise para esta temporada, três serão refeitas, por estarem com a estrutura comprometida ou baixa e outro tanto contará com a renovação do licenciamento ambiental para retirada da areia que a cobre. Balneário Gaivota possui a maior extensão de orla em Santa Catarina e tem um desafio enorme para garantir a preservação das dunas e melhorar o acesso dos moradores para as praias. “É um trabalho pautado dentro das normas técnicas ambientais. Este zelo culmina em uma beleza turística e com equilíbrio ecológico”, observa o prefeito Ronaldo Pereira da Silva.
A bióloga Adelsa Fernandes pontua que todo trabalho é licenciado. “Nossa orla é cuidada e preservada. Nada é feito sem motivos, mas sim ambientado e respaldado”, enfatiza. O secretário de Obras e Serviços urbanos, Marcio Batista, ratifica que todo trabalho efetuado pela equipe na orla é embasado nas orientações do Departamento de Meio Ambiente, para estar de acordo com a legislação vigente.