top of page
  • Jarbas Vieira

Próteses devolvem autoestima do cidadão em Balneário Gaivota


Sorrir é uma ação saudável que traz muitos benefícios. Mas nem sempre estampar o sorriso da alma no rosto fica fácil. Muitas pessoas sentem vergonha em sorrir devido a problemas dentários. Para ajudar a estampar sorrisos, a secretaria de Saúde de Balneário Gaivota aderiu ao programa do Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD).

A confecção das próteses dentárias é um projeto do Ministério da Saúde. O coordenador da saúde bucal municipal, o dentista Tiago Molon, realiza os moldes. Desde outubro iniciaram a colocação das próteses nos munícipes.

A capacidade mensal é de 20 a 50 próteses. “É importante ter esse programa no município, pois sabemos que a maioria dos munícipes são totalmente vinculados ao SUS. Para participar deste trabalho, as agentes de saúde realizam o cadastro. Neste diagnóstico são apontadas as prioridades da necessidade na confecção das próteses”, explica o coordenador da saúde bucal municipal. “O sorriso muda quando a prótese é colocada no paciente. Ver este momento é gratificante”, salienta Tiago.

O secretário de Saúde, José Luís de Oliveira Lentz, ratifica que ao irem nas unidades de saúde ao qual são atendidos com a carteira do posto e o cartão do SUS também podem deixarem o nome para participar deste trabalho, que é contínuo.

Para o prefeito, Ronaldo Pereira da Silva, além da questão de saúde, a colocação das próteses é fundamental para a qualidade de vida. “O cuidado bucal é essencial e muitas vezes as pessoas sentem-se acanhadas pela condição que se encontram. A dificuldade no investimento faz com que se chegue a esta situação e por meio do programa o acesso gratuito garante este resgate da autoestima”.


Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
bottom of page