top of page
  • Jarbas Vieira

Cotadas nos bastidores, alianças entre MDB e PP já são menos improváveis!


Causou grande repercussão a notícia dada pelo site de que há possibilidade de MDB e PP estarem juntos na próxima eleição de Jacinto Machado. Há figuras importantes da política local propondo isso, entretanto não quer dizer que a união se viabilize para 2020. Para isso, os progressistas teriam que aceitar concorrerem como vice de Gaiola, o que por hora, não parece ser simples. Mas, até meados do próximo ano, o cenário poderá ser diferente.

União entre as duas siglas já ocorreram em Criciúma e Tubarão, na história recente da política regional. Ambas, sem sucesso nas urnas. Em Arroio do Silva, no pleito do ano passado, Fernando Borges (PP) e Vera Vitor (MDB) também dobraram e acabaram derrotados por Mineiro da Farmácia (PSD, hoje no PSDB). Em São João do Sul houve um case de sucesso, com o MDB e PP fazendo parte do projeto de chapa única, que acabou tendo apenas o PPS como opositor. Hoje o prefeito Moacir Teixeira, eleito pelo PSD, mas que migrou para o MDB, tem como vice Edinho

Trajano (PP). Aparentemente a harmonia entre as siglas resiste, como bem retrata a foto da postagem.

Para 2020, outras tentativas de união entre os antagonistas já são projetadas. Em Balneário Gaivota, uma parcela importante do MDB quer ser vice do PP, ou, PSD, partidos que compõe o atual governo. Neste caso fariam frente ao PSDB que ficaria isolado. Apesar de não ser unânime, o desejo de união das siglas deve ser considerado. Em Santa Rosa do Sul, recentemente, também aconteceu um movimento importante: Lideranças do MDB procuraram o PP, do vice-prefeito Nelmo Emerin, propondo uma parceria para derrotar o PSD na próxima eleição. Neste caso, o MDB indicaria o vice. Como almeja contar preferencialmente com apoio do PSD, as conversas, por hora, não prosseguiram.

O que fica claro é que a rivalidade entre os partidos já não é tão sólida como no passado. A chegada de novas lideranças, a ascensão de outras legendas e a dificuldade de se fazer política nos dias hoje trataram de diminuir o muro que havia entre os dois partidos.


Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
bottom of page