top of page
SEG_0001_24AT_GOOGLE-ADS_758x187_SUL (1).gif
  • Jarbas Vieira

Cultura: Balneário Gaivota terá primeira Confraria Literária neste sábado!


Está marcado para o sábado dia 26 de outubro a 1ª Confraria Literária de Balneário Gaivota. O Conselho de Cultura juntamente com o Departamento de Cultura são parceiros do projeto da professora Selma Wolff.

O projeto visa dar visibilidade aos escritores do Balneário Gaivota. O objetivo principal é fomentar a cultura literária, através do Departamento de Cultura e do setorial da Percepção Negra ao promover encontros trimestrais intitulado de Confraria Literária, onde acontecerá em diferentes lugares da cidade, dando assim a oportunidade aos espaços existentes que tenham interesse nessa parceria. “É destinando este momento de troca de saberes e ênfase a escritores que já lançaram seus livros e aos que ainda não lançaram. Tirar do anonimato e demonstrar que além de sermos moradores de uma cidade litorânea a cultura floresce e enriquece nossa praia”, explica Selma.

Além do fomento a cultura o projeto também abre espaço para movimentar a economia dos comerciantes locais. Por ser uma cidade litorânea a movimentação maior do comércio local se dá no período da alta temporada. Na baixa temporada a economia cai pela metade.

O coordenador do Conselho de Cultura, Leonardo Müller, explica que a confraria é um conjunto de pessoas que se reúnem tendo em vista interesses e objetivos comuns. Neste caso o objetivo é o literário. “Queremos propagar o ativismo cultural e a leitura é muito importante. A ideia será lançada neste último sábado de outubro”.

De acordo com o diretor de Cultura, Jorge Cunha, a atividade ainda fomentará a gastronomia local. “A cada evento vamos valorizar um comércio em nossa cidade. Fazer um circuito cultural por meio de gastronomia e leitura”. O primeiro encontro ocorre no restaurante Mahori Praia, situado na Avenida Sombrimares, 175, no bairro Brilha Mares.

Segundo a organizadora, o evento é aberto para todos, sendo importante que as pessoas se envolvam com a literatura. No encontro haverá participação de escritores como Antônio Natálio do Canto Vignali, Jaqueline Galina, Eliane Debus, Selma Wolff, Leonardo Muller, Luiz Llantada, João Batista e Clair Fermiano, além de Mirian Cardoso e David Hahn da Cia Trilhares - Contando histórias. Mais informações podem ser obtidas no telefone (48) 9 9655 0849.


Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
JM Pavimentação Site Jarbas.jpg
bottom of page