top of page
  • Jarbas Vieira

A dúvida quanto a última vaga da Câmara de Sombrio


Se no PDT há a informação de que o chapa teria dois vereadores convocados, permanecendo a decisão de cassação do mandato de seis vereadores do MDB, PSB e PSDB, no PSD os cálculos são diferentes. Belmiro Coellho, filiado do PSD, entrou em contato com o site, acreditando que o partido é quem deva ser beneficiado. Nesse caso, o suplente Donisete Gubert (PSD) é quem seria o convocado no lugar de Tião Machado, eleito pelo PDT, mas que hoje está no PP. As contas de Belmiro são a seguinte:

PDT fez 1.411

PP / PSD / PT / PPS / PROS / SD fizeram 7.288

Estão serão os únicos votos válidos, totalizando 8699. O número dividido por 11 (número de vagas da Câmara) daria o coeficiente eleitoral de 790 por cadeira.

O PDT ficaria com 01 vaga e a coligação encabeçada pelo PP ficaria com 09. A última vaga seria

eleita pela média:

A regra da média é: quantidade de votos divididos pelo número de cadeiras conquistada +1. No caso da coligação 7288/ 9 + 1 (10). Média de 728,80.

Para o PDT a conta seria 1411/ 1+1 (2). Média 705,50

Então, por ter maior média, a coligação do PP indicaria a décima vaga.

Resta aguardar a contagem da justiça eleitoral para definição do caso. Para o PDT não haveria prejuízo, uma vez que Tião não está mais na sigla e, segundo o presidente, não haveria a intenção de requisitar o mandato pela Lei de Fidelidade Partidária. Ainda há a possibilidade de os vereadores cassados conseguirem algum expediente na Justiça.


Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
bottom of page