top of page
SU-0001-24---gigabanner-758x187.gif
  • Jarbas Vieira

Procura por vacina da febre amarela é grande em Jacinto Machado


A campanha da vacinação contra a febre amarela teve bastante procura durante o mês de fevereiro em Jacinto Machado. Até agora, mais de 2 mil pessoas foram vacinadas. Quase três vezes mais do que a população vacinada na cidade de 1994 a 2018, 761 pessoas. No posto de saúde central, filas se formaram em frente a sala de vacina. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a procura foi muito grande e foram necessárias ações nas comunidades e também nas empresas. O responsável pelo setor de vacinação, Edi Padilha, conta que nesta semana, quarta, 27, a sexta-feira, 1º, será feito visitas nas empresas da cidade para imunizar os trabalhadores. Após o carnaval as visitas serão retomadas. As vacinas continuam disponíveis para a população nos centros de saúde das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Quem precisa se vacinar

Toda a população com idade entre 9 meses e 59 anos deve ser vacinada. Adultos com mais de 60 anos, devem procurar o setor acompanhados de autorização médica. A vacina contra febre amarela é dose única, quem tem dose comprovada em carteira de vacinação é considerado imunizado para esta doença e não precisa realizar dose reforço.

A doença

A febre amarela não é contagiosa e só pode ser contraída pela picada de um mosquito infectado pelo vírus. A enfermidade pode durar pouco tempo ou evoluir de forma grave, podendo levar à morte. Qualquer pessoa que não tenha sido vacinada que more ou visite áreas onde há transmissão da doença pode contrair a febre amarela. Caso a pessoa tenha mais de 59 anos, deve passar por uma avaliação médica para tomar a dose. Não é recomendada a vacina para gestantes, mulheres amamentando e pessoas com imunidade baixa.


Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
bottom of page