top of page
  • Jarbas Vieira

SAMAE comemora 50 anos de criação em Araranguá


O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Araranguá (SAMAE) comemora na próxima terça-feira, dia 26 de fevereiro, 50 anos de fundação. A data será marcada por homenagens àqueles que fazem parte da história da Autarquia. O evento está marcado para as 19h, na sede administrativa do SAMAE. Para o diretor geral do SAMAE, José HilsonSasso, o cinquentenário da Autarquia será lembrado e comemorado com aqueles que lutaram pela implantação do sistema de água e também por aqueles que durante estes anos mantiveram e fizeram do SAMAE um órgão público transparente e que oferece serviço de qualidade aos araranguaenses. “Nosso objetivo é reunir as pessoas que fizeram do SAMAE o que ele é hoje. É uma simples e justa homenagem para os ex-prefeitos e ex-diretores que contribuíram com a implantação da água potável para a cidade e também com a instalação do esgoto sanitário”, disse.

Solenidade

Durante a solenidade será contada a história do SAMAE, que teve início em 1969, quando o então prefeito Osmar Nunes enviou e aprovou na Câmara de Vereadores a lei de criação do SAMAE de Araranguá. Já as atividades da autarquia iniciaram em 1970, sob a administração do prefeito Gercino Pasquali. “Nesta época quem administrava o SAMAE era a Fundação SESP, que tratava e distribuía a água através de poços artesianos espalhados por diversos bairros de Araranguá. Na mesma década, o SAMAE adquiriu suas primeiras estações de tratamento de água: a ETA I, no Morro dos Conventos e a ETA 2, na Lagoa da Serra. Já em 1980 aconteceu a instalação da ETA 3 (Belizoni), considerada a menina dos olhos do SAMAE até a atualidade”, detalhou o diretor Sasso.

Investimentos

Os anos se passaram e o SAMAE cresceu junto com a cidade, sendo exemplo em todo o estado catarinense. Atualmente sob a gestão do prefeito Mariano Mazzuco Neto e tendo como diretor do SAMAE, José Hilson Sasso, que juntamente com sua equipe técnica tem como grande desafio a manutenção dos trabalhos de tratamento de água e de seus mananciais, bem como o de ter dado início ao funcionamento do sistema de tratamento de esgoto tratado e de sua ampliação à outras comunidades. Nesta gestão diversas ações já foram realizadas como a construção da ETA Morro dos Conventos; aquisição de uma máquina retroescavadeira nova; recuperação dos reservatórios R1 e R2 do Morro Centenário; aquisição de veículos; início da construção do novo reservatório de Aço Vitrificado no Morro dos Conventos; aquisição de 3 BAGS para secagem de lodo na Estação de Tratamento de Água da Lagoa da Serra, ampliação da rede de água entre Araranguá e Morro dos Conventos; aquisição de quatro carretas de tubulação, entre outras aquisições, serviços e ações.


Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
bottom of page