- Jarbas Vieira
Sombrio vai zerar filas de exames de alta e média complexidade

A Prefeitura de Sombrio trabalha desde o início de janeiro na marcação e realização de exames de média e alta complexidade na Policlínica e no Hospital Regional de Araranguá. A partir de agora, o Município irá utilizar R$ 200 mil conquistados junto ao deputado Narcizo Parisotto, especificamente para a demanda acumulada dos últimos tempos. “Em seis meses estaremos com a demanda em dia, ou seja, médico solicita o exame e no máximo na semana seguinte o paciente fará seu exame”, explica a vice prefeita Gislaine Cunha, envolvida diretamente nesse trabalho. Ultrassonografia, Endoscopia, Tomografia, Colonoscopia, Ressonância Magnética, são alguns dos exames que já começaram a ser realizados. Em um, dois, às vezes até três horários por dia, pacientes lotam ônibus para irem realizar seus exames, levados pela Prefeitura e sem precisar sair da região. “Com a nova gestão do Regional e da Policlínica, pelo instituto Maria Schmitt, houve mais transparência e um trabalho correto com os recursos recebidos, que são por produção e com esse trabalho sendo feito de forma mais clara, houve a abertura destes espaços ambulatoriais que antes estavam sendo cobertos de forma errada pela entrada de emergência. Num português bem claro, dois recursos diferentes utilizados numa porta só e isso trancava a região inteira”, reforça Gislaine.
3 mil exames em espera
Além disso, a verba conquistada ainda em 2018 e liberada nesse início de ano dará à Prefeitura a chance de fazer os mais de três mil exames em espera. “Lutamos muito para conquistar esse recurso para acabarmos com a fila destes exames e de pequenas cirurgias, conquistamos, e no meio de tudo isso surgiu essa novidade do regional e da policlínica, então finalizaremos este trabalho mais rápido do que planejávamos e a partir daí, acabou fila”, salienta o prefeito Zênio Cardoso (MDB).
O que já foi feito
Como os exames já estão sendo feitos desde o início do ano, a Secretaria de Saúde apresentou alguns números, como os da mamografia que eram 415 exames reprimidos, 120 foram realizados em fevereiro e até o fim de Março mais 295 já estão agendados. Na Ressonância, exames que começam a ser feitos nos próximos dias, são 164 exames a serem feitos. É importante que os pacientes mantenham seu cadastro atualizado na unidade de saúde de seu Bairro, pois as ligações são feitas para o agendamento do dia e horário.
Exames que já foram realizados:
Ultrassonografia: 465
Endoscopia: 67
Tomografia: 84
Colonoscopia: 17
Angiotomografia: 7
Espirometria: 2
Holter 24h: 6
Cateterismo: 1
Raio-X: 187