top of page
  • Jarbas Vieira

Sombrio comemora ano de ações especiais na Educação Municipal


As escolas e os centros de educação infantil da rede municipal de educação de Sombrio saíram da caixa, em 2018, e realizaram ações fora do contexto comum das salas de aula, agregando conhecimento cultural e ampliando interação entre escola e comunidade, e entre os pais e o ambiente escolar. “Nosso objetivo sempre foi incentivar estes projetos, muitos deles por vezes ficavam escondidos, guardados na cabeça dos professores, mas esse foi um ano de muitas realizações interessantes e que ganharam reconhecimento dos sombriense e até de fora daqui, obtendo repercussão nacional”, comemora a Secretária Municipal de Educação, Graziela Caetano. O resultado nacional a que se refere Graziela, diz respeito ao projeto das cartinhas enviadas e recebidas pela escola Fioravante Minatto, da comunidade de Garuva, com escolas de todas as regiões do país. O vídeo explicando o projeto ganhou mais de vinte mil visualizações na página da prefeitura de Sombrio no facebook.

Sonho realizado

A Escola Alda Santos de Vargas, do Bairro Januária, também teve projetos que “pensaram diferente”, como o do Atendimento Especial, que realizou uma festa de aniversário de 15 anos com toda a pompa tradicional, para uma das alunas, que tinha esse sonho, mas com dificuldades financeiras sua família não tinha condições de realizar. Foi uma forma de inclusão e socialização da jovem com seus colegas, em um projeto idealizado por sua professora e apoiado pela escola. “Foi lindo de ver, um amor puro, um sentimento forte, muita emoção e a ampliação do vínculo do aluno, de seus familiares e da própria comunidade com a escola”, comenta a secretária. Sombrio tem na região o melhor sistema de Atendimento Escolar Especial, desde os transportes dos alunos, até as aulas especiais e a atenção com o segundo professor em sala de aula.

Diferente também nas creches

Os Centros de Educação Infantil, que muitos podem pensar que só recebem e cuidam das crianças até chegarem na escola, mostraram suas imensas capacidades de fazer diferente, desde os bebês, até os alunos do pré escolar, que encantaram por onde passaram. A creche do bairro Nova Brasília, CEI Paraíso da Criança, levou o projeto de sua Feira de Ciências para uma apresentação na Unesc, em Criciúma e os pequenos cientistas arrancaram elogios pelo projeto e, claro, suspiros e largos sorrisos pela fofura. Já o CEI do Bairro São José, Castelinho da Criança, criou um carrinho de madeira para levar os bebês do maternal a passear pelas ruas no entorno da creche, para que pegassem um pouco de sol e interagissem com a comunidade, outro sucesso e que arrancou muitos elogios de quem conheceu o projeto. “São muitos projetos, muitas ações assim, difícil até nomear e explicar todas, mas o orgulho de cada um é imenso, poder fazer parte, poder estar a frente da secretaria junto de professores, diretores e coordenadores tão competentes é motivo de muita alegria e satisfação”, salienta Grazi.

Números que crescem e trabalho que empolga

Os números da Secretaria Municipal de Educação de Sombrio crescem anualmente e, por vezes, até assustam, mas junto deles o trabalho realizado por todos agrada aos cidadãos e ao prefeito de Sombrio, Zênio Cardoso (MDB), que procura tomar conhecimento de cada ação e incentiva as ações diferentes. “Pensar fora da caixa, como dizem hoje em dia para quem inova, é muito importante na educação. Educar não é apenas colocar alunos numa sala de aula e passar a eles conteúdos disciplinares em um quadro esperando que aprendam tudo e tenham desempenhos espetaculares. Educar, ensinar é trocar experiência, abrir novos horizontes e assim queremos que aconteça sempre em Sombrio, transformando estas estatísticas que são apenas números frios, sempre, em ações mais humanas e que deem melhor retorno para a sociedade, hoje e num futuro próximo”, comenta o prefeito. Em números, como cita o prefeito, Sombrio tem quatro mil alunos na rede de creches e escolas. São oito Centros de Educação Infantil, dez escolas e incontáveis viagens do transporte escolar, pratos de merenda de março a dezembro. “O dia a dia não aparece, mas também é feito muito nessa rotina insana do ano letivo em que todos os servidores e colaboradores da educação se dedicam diariamente, merecem nosso reconhecimento e estaremos, ano a ano, incentivando e procurando melhores maneiras de incentivar mais quem faz o diferente, pro bem”, conclui Zênio.


Logo - Sicoob Credija colorida.png
João Toys.jpg
Doces da Rose.gif
WhatsApp Image 2023-10-02 at 11.19.27.jpeg
bottom of page