foto_site_menor_cópia.gif
Política e informações da região com credibilidade
  • Jarbas Vieira

TCE e Pmaq elogiam à Saúde de Sombrio


Vivendo uma fase excelente na saúde, com a revitalização do Hospital Dom Joaquim e mais três novos postos de saúde para inaugurar, a Prefeitura de Sombrio recebeu na última semana mais duas grandes notícias, vindas de avaliações externas, sobre seus programas de Estratégia de Saúde da Família. A primeira veio do Pmaq que colocou Sombrio como única cidade no Vale do Araranguá a ter em todas as suas unidades as avaliações como "Bom e muito bom". Três unidades receberam "Muito Bom" e quatro "Bom", sendo que, destes quatro ESFs, três deles são os que terão novo espaço físico, uma equipe a mais, caso do Bairro São Luiz, cadeira de dentista, caso do bairro Nova Brasília, única que hoje não presta atendimento odontológico. "A expectativa é chegar ao "Muito Bom" e, quiçá, no "Ótimo" em todas as unidades, é para isso que estamos trabalhando", afirma Gislaine Cunha, vice-prefeita de Sombrio.

Elogios do TCE

Outro elogio recebido foi do Tribunal de Contas do Estado que em relatório feito após visitar algumas unidades, mostrou-se impressionado com a organização, o cumprimento de horário dos profissionais, inclusive médicos e dentistas, a limpeza, as placas de informação e a engrenagem do atendimento aos pacientes. “Saúde sempre foi o foco da população sombriense e consequentemente meu foco, nestes quase seis anos de gestão, ao lado da Gislaine que sempre foi incansável nessa luta e com um prefeito com vontade de fazer, como eu dizia lá na primeira campanha eleitoral ainda, que sabia que dava de fazer, chegamos a esse momento que não é para estacionar e ficar apenas comemorando, mas de agradecer, dar os méritos a cada servidor da saúde de Sombrio e pedir que se empenhem ainda mais para estarmos sempre melhores", completa o prefeito Zênio Cardoso.

Prêmio dividido

O Pmaq, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica premia as unidades bem avaliadas com recursos financeiros e uma lei do suplente de vereador Joelmo Silveira, na época de sua aprovação ocupando uma cadeira do legislativo sombriense, sancionada pelo prefeito Zênio Cardoso, faz com que parcelas desse recurso sejam divididas entre os servidores que o conquistaram. Em alguns casos, o acréscimo mensal no salário pode chegar a R$ 600,00.


Fabrica de Sonhos
Fabrica de Sonhos

press to zoom
construshop.jpg
construshop.jpg

press to zoom
Fabrica de Sonhos
Fabrica de Sonhos

press to zoom
1/2
Duzcara
Duzcara

press to zoom
Sombrio saneamento
Sombrio saneamento

press to zoom
Duzcara
Duzcara

press to zoom
1/2
Anuncio Câmara.jpg