foto_site_menor_cópia.gif
Política e informações da região com credibilidade
  • Jarbas Vieira

Encontro debate candidatura dos Cânions do Sul a Geoparque da Unesco


O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan (PSDB), entregará nesta terça-feira, 6, ao professor José Patrício Pereira Melo, representante da Unesco que estará em Praia Grande, em evento promovido pela secretaria, a carta de intenção da candidatura do Caminho dos Cânions do Sul a Geoparque da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Na ocasião, será debatido o projeto preliminar da candidatura dos Cânions do Sul a geoparque reconhecido pela organização. O encontro reunirá representantes das entidades envolvidas visando ao debate do tema, detalhamento das etapas da candidatura e atribuições de cada parte. O evento, que conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, prefeitura de Praia Grande e Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, ocorrerá a partir das 8h, no auditório da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (Ceprag). “O objetivo do encontro é promover a reflexão e a inspiração dos gestores locais e regionais e comunidade para a importância deste reconhecimento como desenvolvedor do turismo e da economia da região”, destaca Pavan. O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Victor Hugo Alves da Silva, e o diretor de Turismo, Abdon Barreto Filho, também já confirmaram presença no evento.

Programação

A programação contará com uma palestra do professor José Patrício Pereira Melo, reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), na cidade do Crato (CE), conselheiro da Unesco para o Programa de Geoparques Mundiais e representante da Associação Global Geoparks Network para América Latina. Em 2009, Melo assumiu a coordenação do Projeto Geopark Araripe, oportunidade na qual a Urca foi inserida no plano internacional e no cenário do desenvolvimento regional, com o reconhecimento da Unesco e da Rede Global de Geoparques que outorgou o Selo Verde para o Geopark Araripe. Hoje o local é referência no tema, atuando em colaboração com membros da rede global de geoparques no mundo inteiro.

Geoparques

Geoparques são áreas geográficas únicas e contínuas onde é promovida uma estratégia de desenvolvimento sustentável baseada principalmente na conservação e na promoção educativa e turística do patrimônio geológico. Atualmente existem 127 geoparques da Unesco em 35 países, a maioria na Europa e Ásia. Na América Latina são apenas três: no México, no Uruguai e no Nordeste Brasileiro, o Geopark Araripe. A área aspirante a geoparque dos cânions é de 2.830 km² com mais de 73 mil habitantes de sete municípios catarinenses e gaúchos: Morro Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Praia Grande em Santa Catarina e Cambará do Sul, Mampituba e Torres no Rio Grande do Sul. A área da proposta do geoparque dos Caminhos dos Cânions do Sul é considerada de grande potencial do ponto de vista geoturístico. A região também é conhecida como Aparados da Serra e constitui a maior concentração de cânions do Brasil.


Fabrica de Sonhos
Fabrica de Sonhos

press to zoom
construshop.jpg
construshop.jpg

press to zoom
Fabrica de Sonhos
Fabrica de Sonhos

press to zoom
1/2
Duzcara
Duzcara

press to zoom
Sombrio saneamento
Sombrio saneamento

press to zoom
Duzcara
Duzcara

press to zoom
1/2
Anuncio Câmara.jpg