foto_site_menor_cópia.gif
Política e informações da região com credibilidade
  • Jarbas Vieira

Floricultura de Sombrio apóia tratamento de crianças e jovens com câncer


Sempre que procuramos uma empresa, ou, prestadora de serviços, geralmente buscamos produtos/serviços de qualidade, bom atendimento e preço justo. Porém, há empresas que nos oferecem algo a mais, uma espécie de contrapartida social. É o caso da Floricultura Arte Flores, do bairro Guarita em Sombrio, apoiadora a Casa Guido, de Criciúma, referência no auxílio ao tratamento de crianças e jovens com câncer na região. No segundo final de semana de cada mês, a Arte Flores destina parte dos lucros para a ONG, que presta apoio completo aos jovens e suas famílias, que fazem tratamento contra o câncer no Hospital São José. Além disso, mantém uma caixa de coleta para o troco solidário e é um ponto de apoio para pessoas que queiram doar alimentos ou produtos de higiene e limpeza para a Casa, se responsabilizando pela entrega destas doações. Na última semana, a Floricultura recebeu a visita de Rosane Búrigo Gonçalves, coordenadora da Casa Guido; Maira Sartor, responsável pelo Marketing da ONG e de Gislaine Souza Piovezan, moradora de Sombrio (bairro Santa Fé), que teve seu filho atendido pela Casa e, desde então, passou a apoiar a causa. Foi através de Gislaine que a família da Arte Flores conheceu o trabalho da Casa Guido. “Quando um adulto está doente nos toca o coração, mas quando uma criança está donte, ela nos toca na alma. Sentimos uma vontade imensa de ajudar, mas queríamos fazer isso de uma forma responsável e contínua. Por isso, chegamos a decisão de doar parte dos lucros do segundo sábado de cada mês, onde atendemos durante todo o dia”, comenta Franciele Silveira Martins, que administra a Floricultura junto com a família.

“O Guido não tem fronteiras”

O atendimento prestado pela Casa Guido não tem limites. São cerca de 150 pacientes cadastrados desde a fundação. Atualmente, são fornecidos subsídios para 100 pacientes de zero a dezenove anos. A ONG auxilia no pagamento de medicamentos, consultas e exames que não são ofertados, ou, demorariam muito pela rede pública, e atendimento psicológico das crianças e famílias que passam pelo tratamento. “Às vezes a criança perde um ou dois anos da escola e depois, quando termina o tratamento, volta às aulas com dificuldades, longe da sua turma e é importante esse apoio. As famílias também ficam muito sensíveis, por isso fizemos esse acompanhamento”, conta Rosane. A Casa Guido também oferece alimentação e hospedagem para famílias de outras cidades que precisam pernoitar em Criciúma. “Em muitos casos são famílias extremamente carentes, que não possuem nem dinheiro para a passagem de ônibus. Também o ambiente que temos na Casa, deixa o tratamento mais leve, e a gente percebe que elas estão felizes por estarem no Guido”, completa Rosane. Ela explica que a ONG também trabalha pela realização dos sonhos destas crianças. Em um dos casos, uma menina que não tinha a certeza sobre quem era seu pai pediu a realização de um teste de DNA. “Apesar de o exame não ter relação com a doença atendemos esse pedido. Quando teve a certeza de quem era seu pai, aquela jovem teve mais força para seguir o tratamento”, comenta. Outros sonhos realizados podem ser acompanhados no site www.guido.org.br/criancas.

Luta pela Casa

No ano passado, a Casa Guido iniciou uma campanha para adquirir o local onde está a ONG está instalada. Por ser no centro de Criciúma, próxima do Hospital São José, o que facilita a locomoção das famílias atendidas, a Casa foi avaliada em R$ 1 milhão. “Nós já chegamos a 70% dessa meta e gostaríamos de atingi-la até o final do ano. Através do site as pessoas podem saber como doar e também acompanhar a arrecadação”, comenta Maira Sartor, destacando que a transparência é um dos pilares da ONG.

Contas para doação:

Caixa Econômica Federal

Agência: 1662 – Conta Poupança: 42289-9 – OP: 013

Sicred

Agência: 2604 – Conta Poupança: 31802-7

Banco do Brasil

Agência: 5209-4 – Conta Corrente: 9200-2

CNPJ: 12.927.890/0001-60


Fabrica de Sonhos
Fabrica de Sonhos

press to zoom
Construshop_cópia
Construshop_cópia

press to zoom
Fabrica de Sonhos
Fabrica de Sonhos

press to zoom
1/2
Revestir Jaison 2
Revestir Jaison 2

press to zoom
Sombrio saneamento
Sombrio saneamento

press to zoom
Revestir Jaison 2
Revestir Jaison 2

press to zoom
1/2
Anuncio Câmara.jpg