top of page
  • Jarbas Vieira

Samae de Araranguá inicia cadastro de doadores para castração de animais


O Samae de Araranguá já está cadastrando os contribuintes que quiserem doar por meio da conta de água qualquer valor (acima de R$ 1 real) para a causa animal. A Lei Ordinária nº. 3.497/2017, de autoria do vereador Igor Gomes (PV), foi aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Mariano Mazzuco (PP). Após alguns meses de adaptação e estudos, o Samae, conseguiu colocar em funcionamento o cadastramento. “Demorou além do esperado, pois é a primeira vez que o Samae arrecada recursos fora a água, que é o objetivo do Samae. Além disso, tivemos que fazer de forma legal e correta, para que não ocorra nenhum problema futuro na questão jurídica, tanto para os proprietários dos imóveis, quanto para o Samae e Fama”, detalhou o diretor do Samae, José Hilson Sasso (PP).

Cadastro

O Samae já adaptou o seu sistema para receber as doações e dois funcionários foram capacitados para realizar o atendimento dos contribuintes interessados em realizarem a doação para o projeto de castração animal. “Tem que ser o proprietário do imóvel para autorizar o valor que será inserido em sua conta. Não pode ser o morador, pois muitas vezes a residência é alugada. A doação é livre, podendo ser o valor que o proprietário quiser. Para fazer o cadastro é necessário Carteira de Identidade, CPF e comprovante com identificação da matrícula da conta de água, pois tem pessoas que possuem mais que uma residência em seu nome”, relatou Sasso.

As doações

O Samae receberá o valor, que será transferido para o banco, onde a FAMA que administrará esses recursos com a castração de animais. Os valores serão passados mensalmente. “Vamos esperar um montante significativo para que seja feito uma ação. Acredito que a partir de janeiro já seja possível realizar um mutirão”, disse o superintendente da Fama, Luiz Leme.

O Conselho Ambiental do município de Araranguá (Coama) será o responsável por fiscalizar as doações e destinações. “Haverá licitação para as ações, será feita no início do próximo ano, visando baratear os custos no dia do mutirão”, disse Leme. Os cidadãos que queiram ajudar, mas não são contribuintes do Samae, podem fazer a doação diretamente na FAMA, situada na Rua Rui Barbosa, nº 835, Cidade Alta, telefone 3903-1879.


Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
bottom of page