foto_site_menor_cópia.gif
Política e informações da região com credibilidade
  • Jarbas Vieira

Vereador Marcello comenta posição contrária ao projeto de Lei 027/2017


Vereador de Sombrio Professor Marcello Areão (PT), presidente da Comissão Parlamentar de Educação da Câmara Municipal, fez circular pelas redes sociais, cópia do seu discurso proferido na última segunda-feira, a respeito do projeto de Lei nº 027/2017, que visa alterar o Plano Municipal de Educação. Segue o texto:

Absolutamente não trata da chamada “Ideologia de Gênero” nas escolas de Sombrio. A leitura completa do plano atesta que o mesmo, em momento algum, estabelece como conteúdo de nossas escolas questões de sexualidade. É verdade que aí já temos um grande potencial de debate social. Todavia, o projeto de Lei nº 027/2017 não trata disso. Ele visa alterar o item 1.17 e retirar o item 15.16 do Plano Municipal de Educação. O item 1.17 diz: “Implementar espaços lúdicos de interatividade considerando a diversidade étnica, de gênero e sociocultural, tais como: brinquedoteca, ludoteca, biblioteca infantil e parque infantil.” Ou seja, este item refere-se apenas a organização do espaço escolar para receber os diferentes. Mas pode surgir a pergunta: então teremos três banheiros? Não. As composições biológicas (o sexo) das pessoas é que têm determinado a quantidade de banheiros. Shoppings Centers gastam milhões de reais para atraírem os diferentes, e possuem duas opções de banheiros. O projeto de Lei nº 027/2017 quer retirar, no item 1.17, apenas a palavra gênero. Discordo. Se assim o fizermos afastaremos nossas escolas de uma postura acolhedora.

Já o item 15.16 diz: “Oportunizar a formação continuada (de professores) sobre gênero, diversidade e orientação sexual, para a promoção dos direitos sociais.” Como não preparar os professores para lidar com as diferenças que fazem parte de seu dia a dia? Sou professor; tenho um aluno que possui trejeitos todos próprios dele; semanalmente ele sofre bullying dos colegas; a situação já foi encaminhada para a orientação pedagógica da escola; contudo, esta criança pode entrar em depressão. Lembro que, infelizmente, hoje vivemos em uma região com números assombrosos de suicídios. O projeto de Lei nº 027/2017 quer retirar todo o item 15.16 do Plano Municipal de Educação. Discordo. Os professores devem estar prontos para atender os diferentes, pois, como dizia o escritor francês Montaigne, já há cerca de 500 anos atrás, a qualidade mais universal é a diversidade.


Construshop_cópia
Construshop_cópia

press to zoom
Construshop_cópia
Construshop_cópia

press to zoom
1/1
Revestir Jaison 2
Revestir Jaison 2

press to zoom
Sombrio saneamento
Sombrio saneamento

press to zoom
Revestir Jaison 2
Revestir Jaison 2

press to zoom
1/2
Anuncio Câmara.jpg