top of page
  • Jarbas Vieira

Jacinto: Secretária de Educação, Cultura e Esporte faz balanço das ações realizadas


A secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Jacinto Machado, Cleonice Fontana Possamai, avaliou como positivo o trabalho realizado até agora à frente da pasta. “Foram meses de organização e planejamento”, afirma. Nos primeiros meses foram realizados reformas, dedetização, limpeza e adaptações nos espaços físicos das escolas, organização dos quadros de recursos humanos das unidades escolares e aquisição de eletrodomésticos, eletrônicos, mobiliários e material esportivo para as escolas. “Agradeço a dedicação e empenho de cada profissional envolvido com a Educação e sobretudo o apoio do prefeito Gaiola nesses primeiros meses de trabalho”, ressalta Cleonice. A primeira mudança na Secretaria de Educação foi o endereço. Sem pagar aluguel e com um local mais adequado para oferecer aos funcionários melhores condições de trabalho, a Secretaria atende em novo endereço, no térreo da Casa do Agricultor, na rua Celso Ramos, nº 515, Centro. Segundo a secretária, o local servia antes de depósito e a Secretaria funcionava em um prédio alugado. “Reorganizamos este espaço que antes não era utilizado de forma adequada e planejamos para melhorar ainda mais a eficiência e a produtividade dos funcionários”, salienta.

Economia

Outro ponto importante foi em relação à economia gerada aos cofres públicos. O imóvel anterior era alugado. E hoje, o novo prédio não traz nenhum custo por ser do próprio município e cada profissional fonoaudióloga, psicóloga, nutricionista e equipe técnica têm sua sala para atendimento. Cleonice conta ainda que foi iniciada a reelaborarão do Plano de Carreira, que estava desde 2006 sem estudar. “Temos a necessidade de reelaborar o plano e os profissionais, em cada unidade escolar, estão debatendo para depois trazer para o grande grupo”, informa. O principal projeto a ser executado, segundo Cleonice, é a ampliação do Centro de Educação Infantil do Centro e a construção de uma creche no bairro Ana Paula, para atender toda a demanda de crianças. “Estamos em busca de recursos para a execução dessas obras, identificadas como prioridade na área da Educação”, informa.

Transporte escolar

O município possui cinco ônibus, cinco micro-ônibus e uma Kombi para o transporte escolar. Para conseguir dar conta da demanda, cerca de 800 alunos da educação infantil ao ensino superior e técnico, a administração municipal ainda contrata mais cinco ônibus fretados. Atualmente também conseguimos atender com mais conforto e segurança os alunos dos cursos universitários e técnicos de Criciúma e Araranguá. “São três ônibus diários para Criciúma, um para Araranguá e outro para os estudantes de Sombrio e Santa Rosa do Sul nos cursos técnicos e universitários. Todos gratuitos”, enfatiza a secretária. Os ônibus passaram por manutenção e reparos antes do início do ano letivo, porém como período foi curto e havia muitas manutenções para serem feitas, alguns veículos ainda estão passando por revisão. “Trabalhamos para garantir a segurança e a qualidade que este serviço precisa e que nossos alunos que usufruem dele merecem”, reforça.

Cultura

O espaço cultural de Jacinto Machado está em reforma. Está em construção uma sala de música onde antes era um depósito e está sendo feita a adequação do espaço para a apresentação de teatro e cinema. Também está sendo feita a atualização do acervo da biblioteca. O museu de Jacinto Machado foi reaberto para visitação. "Graças ao empenho e boa vontade do poder público atual, o local foi reaberto no mês de julho, após três meses de intenso trabalho, limpeza, higienização das peças, reparos como pintura, troca de telhado, organização do acervo museu e reorganização da exposição”, conta Cleonice.

Esporte

As ações na área esportiva, nestes primeiros meses, resultaram na participação no Dia do Desafio, com 2.800 pessoas, realização da fase municipal do Jesc 2017, participação da Copa Amesc de Bocha. O município também foi sede da 3ª Etapa do Catarinense de Marathon e está m andamento o Campeonato Municipal de Futebol. Outra ação da pasta é a reforma da quadra de esportes do bairro Figueira. “Estamos finalizando uma reforma completa”, conta.


Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
bottom of page